Novos ônibus elétricos começam a ser testados em Curitiba
Veículos vão circular pelas ruas da capital para avaliar experiência dos usuários, configurações e o desempenho no transporte coletivo
Mais do que carros elétricos, que oferecem uma alternativa individual e pouco acessível para a maioria da população, a transição para uma mobilidade elétrica nas cidades precisa incluir veículos usados no transporte coletivo, como os novos modelos de ônibus elétricos que serão testados em Curitiba.
A capital do Paraná pretende dar um salto de qualidade na mobilidade ativa e limpa com a entrada de veículos elétricos de última geração na operação do transporte coletivo. O primeiro veículo desta fase de demonstração vai ser trazido pela fabricante chinesa Higer, operada no Brasil pela TEVX Motors, mas outros fabricantes também se preparam para trazer seus veículos a Curitiba.
A cidade vai iniciar novas demonstrações de ônibus elétricos para avaliar configurações de veículos, seu desempenho nos itinerários e a experiência dos usuários. A circulação dos novos ônibus elétricos vai permitir ainda o treinamento de motoristas na nova tecnologia.
Novos ônibus elétricos em circulação
Entre os dias 19 e 26 de setembro de 2022, os curitibanos e curitibanas poderão conhecer de perto como são os novos ônibus elétricos, que estarão circulando em cinco linhas — Campo Comprido/CIC, Jardim Ludovica, Detran/Vicente Machado, Campina do Siqueira/Batel e Campo Alegre.
A demonstração foi viabilizada como um marco para a chegada dos veículos para testes, nos termos do chamamento público feito pela Prefeitura. Todo o processo conta com o apoio de parcerias com diferentes atores do segmento, como o Projeto TUMI E-Bus Mission, que reúne entidades de fomento à eletromobilidade no mundo — WRI, 40Cities e GIZ.
A empresa já colaborou para a transição energética da frota de importantes capitais da América Latina, como Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia). Agora a empresa participa do processo em cidades inteligentes brasileiras, como Curitiba.
Vantagens
A eletromobilidade no transporte coletivo reduz a emissão de poluentes gerados pelo uso de combustíveis fosseis e ruído urbano, com impacto direto na saúde e na qualidade de vida do cidadão. No dia a dia, o usuário também é beneficiado pelo conforto dos veículos, equipados com ar condicionado, mais espaço entre as poltronas e com avançados sistemas de segurança. O ônibus da Higer tem autonomia para rodar 270 quilômetros, capacidade para 89 passageiros — na configuração feita para Curitiba — e recarrega em até três horas.
Fonte: CicloVivo