Maior túnel submerso do mundo está sendo construído como um enorme Lego


Um túnel de 18 quilômetros está sendo construído debaixo d’água quase como se monta um Lego, por encaixe. A construção da maior ligação submersa do mundo com pistas para rodagem de veículos (o Eurotúnel é ferroviário) começou em fevereiro de 2021 sob o Mar Báltico. Ela vai conectar a Alemanha à Dinamarca. A passagem está sendo feita sem o uso de tuneladora, aquela máquina usada nas obras de metrôs, conhecida como “tatuzão”. O Túnel Fehmarn Belt utiliza seções pré-fabricadas e ajustadas como peças de encaixar.

É justamente pelo método de construção que ele vem sendo considerado um feito da Engenharia. Sua conclusão será feita conectando imensas aduelas pré-moldadas de concreto debaixo da água. O EuroTunnel, para se ter uma ideia, cruza o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. Tem 50 km de extensão, mas foi construído escavando o subsolo marítimo com um “tatuzão”.

O projeto começou a ser planejado em 2008 e está previsto para ser concluído em 2029, a um custo total de sete bilhões de euros. O túnel ligará a ilha alemã de Fehmarn à ilha dinamarquesa de Lolland. A travessia poderá ser feita de carro em apenas 10 minutos, ou de trem em sete minutos. A estrutura terá 8,9 metros de altura e 42,2 metros de largura. Segundo consta, cada peça imersa de concreto pesa 73,5 mil toneladas e mede cerca de 271 metros de comprimento.



A ideia é que o túnel substitua o barco que realiza a travessia, em rota que atualmente dura 45 minutos. De acordo com a comunicação da Femern A/S, empresa estatal dinamarquesa responsável pela construção, através do Túnel Fehmarn Belt, a viagem de carro entre Copenhague, na Dinamarca, e Hamburgo, na Alemanha, que atualmente leva cerca de quatro horas e meia, passará a demorar duas horas e meia, em média.

Milhões de metros de concreto
A estimativa é que dois mil trabalhadores participem da construção do túnel, que utilizará um volume de concreto de cerca de 2.480.000 m³ somente para a passagem e mais 570.000 m³ de concreto para outras construções ligadas ao projeto. Antes de lançar ao mar a primeira das 89 aduelas que serão utilizadas, foi necessário dragar cerca de 15,5 milhões de m³ do solo marítimo, para realizar a terraplenagem do terreno.

Fonte: Hypeness