Ciência

Nasa flagra o Sol “sorrindo”

Imagem captada pelo Observatório de Dinâmica Solar da agência mostra o nosso Sol exibindo um belo “sorriso”

E, finalmente, a sexta-feira chegou. Para muitos, o dia mais esperado da semana, quando não se vê a hora de terminar o expediente no trabalho para curtir um bom happy hour com os amigos. E, para deixar o seu “sextou” ainda mais feliz, o Fatos & Notícias traz uma imagem captada pelo Observatório de Dinâmica Solar da Nasa que mostra ninguém mais ninguém menos do que o nosso Sol exibindo um belo “sorriso”.

Em meio a toda a turbulência provocada pela atividade solar, causando manchas e protuberâncias em sua superfície, chamada coroa, uma feliz coincidência mostra três desses buracos coronais formando um encantador rostinho risonho. O registro foi divulgado na quarta-feira (26).

O que acontece aqui é conhecido como pareidolia, um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, que faz com que as pessoas reconheçam imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório. É um truque da mente muito habitual quando, por exemplo, vemos as nuvens no céu e identificamos formatos familiares.

Alguns usuários do Twitter de olhos mais atentos perceberam uma certa semelhança com um vilão lendário muito conhecido nos cinemas na década de 1980: o Monstro Marshmallow Stay Puff, da franquia Ghostbusters, os caça-fantasmas.

De qualquer maneira, mesmo se tratando de uma mera ilusão de ótica sem implicações científicas, o sorriso do astro rei está aí, e é com ele que desejamos a você um excelente — e sorridente — fim de semana, e que o Sol continue sempre sorrindo na sua vida!

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish