Ministério da Educação participa da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Brasileiros
A festa do esporte escolar reúne mais de cinco mil estudantes em disputas até 14 de novembro no Rio de Janeiro
Estão abertos os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2022. A chama olímpica foi acesa na noite de quinta-feira (03), em uma cerimônia de abertura, no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, na presença de 5.658 estudantes-atletas, entre 12 e 14 anos de idade, das 27 unidades da federação. O evento começou com o primeiro recorde quebrado, já que o número de inscritos ultrapassou o das edições anteriores.
O ministro da Educação, Victor Godoy, participou da festa do esporte ao lado de ídolos do esporte, como a bicampeã mundial de judô, Rafaela Silva, o campeão olímpico de vôlei, Giba, o medalhista olímpico no atletismo, André Domingos, e a campeã olímpica no salto em distância, Maurren Maggi, que atuam como embaixadores dos JEBs.
O palco da festa de abertura, que teve duração de quase duas horas, recebeu apresentações de gafieira, passinho, cheerleaders, vídeo sobre a cidade do Rio de Janeiro, o desfile de todas as delegações e, por fim, a alegria da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio. Momentos importantes como o juramento do atleta, a entrada da tocha e o acendimento da pira também emocionaram todos os participantes.
Entre as autoridades que fizeram parte do pontapé inicial estavam o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, e o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) que organiza o evento, Antônio Hora Filho.
As disputas em 17 modalidades oficiais e três demonstrativas, divididas em três instalações esportivas localizadas na capital carioca, seguem até o dia 14 de novembro. Neste ano, a competição ostenta um número igual de participantes por unidade federativa e respeita a equidade de gênero na formação das equipes. Ao todo, são 2.839 meninas e 2.819 meninos na principal competição nacional do desporto escolar para essa faixa etária.
Saiba Mais
Os JEBs fomentam o desenvolvimento da base do esporte no país, contribuindo para a formação de estudantes, e funcionam como seletiva para o campeonato Sul-Americano, que ocorrerá ao final deste ano. As despesas de viagem dos participantes relacionadas à hospedagem e alimentação são de responsabilidade da CBDE, o que coloca em prática a democratização do esporte.
Fonte: MEC