Meio ambiente

Atividade militar está matando golfinhos no Mar Negro

Guerra na Ucrânia pode gerar impactos maiores do que o esperado

Cientistas que estudam a região do Mar Negro relataram um aumento incomum em encalhes e capturas acidentais de golfinhos durante o verão e a primavera de 2022. De acordo com os mesmos, a ocorrência pode ser o resultado da atividade militar da área recorrente da guerra na Ucrânia.

Mais de 700 mortes de golfinhos e botos foram relatadas em diversos países que fazem fronteira com o mar, como a Bulgária, Romênia, Turquia e Ucrânia. Contudo, desde o começo da guerra, especialistas acreditam que a população de golfinhos tenha reduzido ao todo em até cinco mil.

O número total de mortes de golfinhos é uma estimativa, uma vez que o time de cientistas só conseguiram analisar apenas 3-5% da costa ucraniana.
A primeira invasão da Rússia na Ucrânia ocorreu em fevereiro de 2022, comprometendo o ecossistema marinho local.

Enquanto diversos animais apareceram nas costas com queimaduras e outras lesões físicas possivelmente resultantes do fogo cruzado entre países, especialistas foram impossibilitados de determinar a causa da morte dessas espécies por conta do conflito.

Ivan Rusev, diretor de pesquisa do Parque Natural Nacional dos Estuários de Tuzla, na Ucrânia, disse que os golfinhos estavam aparecendo na praia com marcas de queimaduras de bombas ou minas e outros pareciam incapazes de navegar ou como se não tivessem comido há dias.

No entanto, as capturas acidentais desses animais podem ser uma consequência dos ruídos altos associados à guerra. Os golfinhos dependem de sua ecolocalização para caçar, navegar e evitar predadores. Assim, os sons derivados de explosões, submarinos e outros sonares militares podem prejudicar a audição dos animais, resultando em sua desorientação e fazendo com que sejam pegos por redes de pescas.

A migração de golfinhos e botos também pode ser outro motivo para a casualidade. Especialistas acreditam que o conflito fez com que os animais se distanciassem da costa ucraniana, que é vital para a alimentação das espécies. Uma vez que estão em locais desconhecidos, sua alimentação é comprometida.
A morte de animais aquáticos é apenas uma das casualidades decorrentes da guerra na Ucrânia. Dados recentes apontam que mais de seis mil civis morreram por conta da invasão do país e que mais de nove mil pessoas foram feridas.

Fonte: eCycle

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish