Internacional

Terremoto na Indonésia deixa 252 mortos, entre eles muitas crianças

No horário do tremor, crianças ainda estavam na escola

Um terremoto que atingiu Java Ocidental, na Indonésia, matou pelo menos 268 pessoas, muitas delas crianças, e 151 ainda estão desaparecidas, disseram autoridades de socorro nesta terça-feira (22), enquanto equipes de resgate vasculhavam os escombros de prédios destruídos em busca de sobreviventes.

O terremoto de magnitude 5,6 atingiu a província mais populosa da Indonésia na tarde desta segunda-feira, causando danos significativos à cidade de Cianjur, cerca de 75 km (45 milhas) a sudeste da capital, Jacarta, e soterrando pelo menos uma aldeia sob um deslizamento de terra.

O chefe da agência de desastres, Suharyanto, disse a repórteres que mais de mil pessoas ficaram feridas, 58 mil deslocadas e 22 mil casas danificadas. Deslizamentos de terra e terreno acidentado dificultaram os esforços de resgate nesta terça-feira, disse Henri Alfiandi, chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate (Basarnas).

O desafio é que a área afetada está espalhada… Além disso, as estradas nessas aldeias estão danificadas”, disse Alfiandi a repórteres. “Muitas das vítimas eram crianças que estavam na escola no momento do terremoto”, disse ele.

Embora fortes terremotos de magnitude seis ou sete sejam relativamente comuns na Indonésia, muitas vezes fora da costa, onde correm falhas, o terremoto de segunda-feira de menor magnitude teve consequências mortais porque atingiu a terra a uma profundidade relativamente rasa.
Autoridades disseram que muitos dos mortos foram mortos quando prédios mal construídos desabaram, com o presidente pedindo esforços de reconstrução para incluir habitações à prova de terremotos. O presidente Joko Widodo viajou para Cianjur nesta terça-feira para encorajar os socorristas.

Minha instrução é priorizar a evacuação das vítimas que ainda estão presas sob os escombros”, disse ele.

Os sobreviventes se reuniram durante a noite no estacionamento de um hospital de Cianjur. Alguns dos feridos foram tratados em tendas, outros foram tratados com soro intravenoso na calçada enquanto médicos costuravam os pacientes sob a luz de tochas.

Tudo desmoronou embaixo de mim e fui esmagado embaixo dessa criança”, disse Cucu, de 48 anos, à Reuters. “Dois dos meus filhos sobreviveram, eu os desenterrei… Dois outros eu trouxe aqui, e um ainda está desaparecido”, disse ela em meio às lágrimas.

Muitos corpos estão no terreno do hospital, está muito lotado”, disse seu parente, Hesti.

Em uma área, algumas vítimas seguravam placas de papelão pedindo comida e abrigo, com suprimentos de emergência aparentemente ainda para chegar até eles. Autoridades de desastres disseram que concentrariam seus esforços em uma das áreas mais atingidas de Cugenang, uma área que foi atingida por um deslizamento de terra causado pelo terremoto.

Os canais de notícias da televisão mostraram imagens de pessoas cavando a terra marrom manualmente usando enxadas, paus, pés de cabra e outras ferramentas.

Pelo menos seis de meus parentes ainda estão desaparecidos, três adultos e três crianças”, disse Zainuddin, morador de Cugenang, à Reuters. “Se fosse apenas um terremoto, apenas as casas desabariam, mas isso é pior por causa do deslizamento de terra. Nesta área residencial havia oito casas, todas soterradas e arrastadas”.

O chefe da polícia nacional, Listyo Sigit Prabowo, disse que mais de mil policiais foram mobilizados para ajudar na recuperação. Os esforços de resgate foram complicados por quedas de eletricidade em algumas áreas e 145 tremores secundários, com autoridades alertando que mais deslizamentos de terra podem acontecer nas próximas semanas.

É a estação chuvosa no oeste de Java, o pico é em dezembro”, disse Dwikorita Karnawati, chefe da agência meteorológica e geofísica, a repórteres. “Portanto, devemos antecipar qualquer desastre que possa ocorrer, como deslizamentos de terra”.

Abrangendo o chamado Anel de Fogo, uma zona altamente sismicamente ativa onde diferentes placas da crosta terrestre se encontram, a Indonésia tem uma história de terremotos devastadores. Em 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na ilha de Sumatra, no norte da Indonésia, provocou um tsunami que atingiu 14 países, matando 226 mil pessoas.

Fonte: Reuters

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish