Mobilidade

Aeronave elétrica e futurista de dois lugares ganha vida em 2023

O Axe by SkyFly já está em pré-venda pelo equivalente a R$ 965 mil

O segmento de aeronaves elétricas pessoais está cada vez mais movimentado, com uma lista seleta de modelos próximos de entrar em produção já no próximo ano. Um deles é o Axe, um biposto da fabricante britânica SkyFly Technologies. O veículo aéreo é alimentado por oito motores de 70 kW, dois por cada hélice. Pode levar até dois ocupantes a bordo. Atinge 160 km/h e oferece 320 km de alcance por carga.

A novidade é mais um eVTOL com cara futurista que chega com a promessa de revolucionar o voo pessoal e se tornar um veículo aéreo confiável. A novidade ficou mais perto sair do papel após a SkyFly confirmar a Norco, especialista em estruturas compostas, como a empresa responsável pela construção da fuselagem, asas e demais componentes.

O uso de componentes compostos, segundo a SkyFly, é essencial para manter o eVTOL o mais leve possível (220 kg) sem abdicar da sua resistência estrutural. O diretor técnico da empresa, William Brooks, diz que o veículo terá um invólucro principal de peça única fabricado por infusão de resina, estrutura em sanduíche reforçando a fuselagem e um túnel para rigidez torcional na estrutura interna.

(Foto: SkyFly Technologies/Divulgação)

Brooks também afirma que, além dos benefícios mencionados, esse método de construção deve manter os custos baixos, um quesito importante para a produção em série. O Axe by SkyFly já está disponível em pré-venda pela bagatela de £150.000, quase R$ 965 mil na cotação atual.

Jetson One, o eVTOL que todo mundo pode dirigir
O Jetson One é outra aeronave popular cujo objetivo é “levar o poder do voo” para todos. Inspirado no clássico animado com o mesmo nome, o modelo lembra um pouco o carro bolha dos Jetsons. A sueca Jetson Aero começou a trabalhar no projeto em 2017 e lançou o veículo oficialmente em outubro do ano passado.

O CEO da empresa, Tomasz Patan, chegou a voar de casa para o trabalho com o veículo elétrico de pouso e decolagem vertical.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish