Maior ponte para ciclistas e pedestres será erguida na Bélgica
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2023/01/ponte-belgica-ciclismo.jpg)
Ponte integra programa de melhoria da mobilidade urbana
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/02/banner_ferramentas-1024x100.jpg)
Teve início a construção do que pretende ser a maior ponte para ciclistas e pedestres em Flandres, na Bélgica. Com comprimento total de 710 metros, incluindo 200 metros de acessos inclinados, a ponte estará aberta para uso em 2024.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/08/logo-locau-veiculos-1024x573.png)
O projeto contempla uma ciclovia e um passeio pedonal, distinguidos entre si por superfícies coloridas. A ciclovia será amarela acastanhada ou ocre claro, enquanto a calçada será cinza. As cores vão garantir um layout seguro e facilmente legível na ponte. Imponente, a ponte terá colunas em V.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Propaganda-RC-Radiadores-Jornal_page-0001.jpg)
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2023/01/ponte-belgica-ciclismo2.jpg)
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Logo-Grupo-SEI.jpg)
Para fazer com que esta ponte se encaixe em seu entorno, demos a ela uma silhueta o mais leve e transparente possível. Para conseguir isso, a ponte branca é feita de aço e repousa sobre colunas de aço cinza em forma de V com cantos recortados”, afirma Ralph Kieft, arquiteto e sócio da ZJA, estúdio de arquitetura responsável pelo projeto. “Com seu gradiente gradual em uma curva ascendente contínua e sua trajetória perfeitamente reta, a ponte faz um gesto longo e fluido que marca a fronteira entre Flandres e Bruxelas”, completa.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/02/WhatsApp-Image-2022-09-23-at-12.09.18-1024x111.jpeg)
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2023/01/ponte-belgica-ciclismo3.jpg)
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/02/logo-clinica-limoeiro.jpg)
Em seu ponto mais alto, sobre a rodovia por onde passam carros, o deck fica quase oito metros acima do nível da rua. Os degraus que dão acesso à ponte combinam com o desenho e parecem transparentes. Eles também são alongados e rasos o suficiente para garantir uma subida confortável até o convés da ponte.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Precisao-Contabilidade-1024x724.jpg)
Como a ponte é longa e reta, seus detalhes, que se repetem muitas vezes ao longo da ponte, criam um efeito visual marcante. O projeto arquitetônico foi pensado de forma que a ponte parece flutuar acima da rodovia, apontando para o horizonte.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2023/01/ponte-belgica-ciclismo4.jpg)
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/05/NOVA-LOGO-CESCONETTO-1024x100.jpg)
A ponte será erguida na via A201 Leopold III-Laan contribuindo para uma travessia segura e para a criação de um importante elo de mobilidade ao redor de Bruxelas. Encomendado pela De Werkvennootschap, empresa de infraestruturas rodoviárias públicas, o projeto da ponte pedonal e ciclável na Bélgica integra o programa ‘Work on the Ring’ — pelo qual pretende-se melhorar a mobilidade e qualidade de vida dos moradores da região. Para conseguir isso, nos próximos anos serão feitos investimentos em melhores transportes públicos, na requalificação do anel viário e em conexões rápidas e seguras para os ciclistas.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/02/nova-logo-Marquetti.jpg)
Fonte: CicloVivo