Estudante de RO cria filtro de água com caroço de açaí e ganha intercâmbio para o Egito
Inovação com um fruto tradicional da sua região! O estudante do Instituto Federal de Rondônia, David Henrique, de 16 anos, criou um protótipo de filtro de água com carvão ativado de açaí. Considerando a importância da água potável, o filtro, criado durante um workshop de 15 dias do AFS Global STEM Academies, foi avaliado por uma banca do Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia (EUA) e recebeu certificado em cidadania e impacto social.
Depois disso, David, que está no 2º do curso técnico em química, recebeu cartas de recomendação para o intercâmbio para o Egito com apoio de seus professores. Essa foi a primeira viagem internacional de David, que pôde, ao longo de quatro semanas, adquirir e passar conhecimento para colegas de vários países do mundo.
Como o filtro funciona?
David usou materiais da região para construir o filtro: algodão, pedra, areia grossa e fina, além do carvão ativado a base do caroço do açaí.
O processo de filtragem ocorre em duas etapas: na primeira, o filtro comporto por algodão, pedra, areia e carvão ativado de açaí retira as impurezas, como galhos, barro e outras substâncias visíveis a olho nu; na segunda, em apenas 15 minutos, uma luz ultravioleta elimina as bactérias, transformando, assim, a água suja em potável.
Comunidades que sofrem com a ausência de água tratada são o público-alvo do projeto. Sua ideia é não comercializar o filtro.
Experiência riquíssima!
David também conheceu vários pontos turísticos do Egito, como as pirâmides, o rio Nilo e museus, além de conhecer um dos maiores Centro de Tecnologia da África, entrar nos laboratórios e se familiarizar com o dia a dia de trabalho dos profissionais.
Com mais quatro estudantes brasileiros e três mexicanos, David participou do projeto Cidades Sustentáveis com o objetivo de planejar uma cidade sustentável com possibilidades reais de coleta seletiva, implantação de energia limpa e renovável, entre outras medidas que priorizem o meio ambiente e o crescimento consciente. O grupo priorizou a conservação na prática e aplicada à realidade atual.
Fonte: Razões para Acreditar