Figuras impressionantes de 2 faces são descobertas em murais de 1.400 anos no Peru

As escavações foram conduzidas por especialistas da Universidade de Columbia e do Museu da Natureza e Ciência de Denver dos EUA

Arqueólogos descobriram dois murais de 1.400 anos que retratam pessoas de duas faces dentro de um salão cerimonial que pertencia à cultura Moche do Peru. As escavações foram conduzidas por especialistas da Universidade de Columbia e do Museu da Natureza e Ciência de Denver dos EUA.
A cultura Moche, também conhecida como a cultura Mochica, é uma antiga civilização andina que prosperou do século I ao século VIII d.C. na costa norte do Peru. A denominação foi tirada do grande sítio de Moche no vale do rio de mesmo nome, que aparentemente foi a capital ou principal cidade da civilização Moche.

Nas escavações realizadas no sítio arqueológico de Pañamarca, em um complexo arquitetônico construído entre os anos de 550 e 800 d.C. na região peruana de Ancash, foram achadas paredes de adobe decoradas com murais de 1.400 anos.


Pañamarca foi um lugar de notável inovação artística e criatividade, com pintores elaborando em detalhe, dentro de seus conhecimentos de cânones artísticos, de maneiras criativas e significativas como o povo de Nepeña estabeleceu sua posição no mundo Moche do extremo sul“, disse pesquisadora Lisa Trever da Universidade de Columbia.

Murais pintados em um pilar retratam figuras de duas faces, uma das quais é mostrada segurando um leque de penas e uma taça com quatro beija-flores, enquanto a outra figura aparece segurando um leque de penas e um bastão.

Outros murais foram descobertos em diferentes estados de preservação retratando figuras individuais, ou uma cena que exibe várias figuras ao lado de uma serpente antropomórfica.
Fonte: Sputnik News Brasil