Relatos do servidor público sob a visão de um servidor público…prioridades politiqueiras

“A burocracia é um sistema gigantesco gerido por pigmeus”, Honoré de Balzac
Texto: Ronaldo Teixeirinha

Todos os dias somos demandados com dezenas de requerimentos do nosso público-alvo, onde os mesmos vêm pleitear os seus direitos. Pessoas chegam aos nossos guichês, por vezes, acometidas por doenças, carentes de atenção e, por muitas vezes, vislumbrando alguma solução imediata para o seu problema. Como deveria ser, em qualquer instituição pública minimamente organizada, se “EU” requeri algo primeiro que “VOCÊ”, “EU” teria que ser atendido primeiro…concordam????!!! A não ser em casos de doenças, idade avançada…(prioridades). Então vamos lá, a instituição na qual trabalho, atende todas as outras instituições da administração pública direta, indireta e também o Poder Judiciário, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa, ou seja, do servente de escola, que faz a merenda escolar até o magistrado, desembargador, etc. Conforme o Art. 5º da Constituição Federal que garante que ‘todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza’, pressupõe-se que não há distinção entre os que nos procuram, ou seja, todos serão tratados de maneira isonômica não é mesmo? Ledo engano!!!

Como já havia falado, no artigo anterior, a politicagem permeia a nossa instituição. Vejam bem, caros leitores, não estou generalizando, a grande maioria dos requerentes respeitam e aguardam na fila as respostas de seus pleitos. Porém, volta e meia, aparecem pedidos das mais variadas autoridades da nossa administração pública estadual, solicitando que seus processos ou de algum conhecido, sejam analisados de pronto (absurdo total). Muitos de nossos requerentes, quiçá a maioria, residem no interior de nosso Estado e, por muitas vezes, nem têm acesso a um computador com internet para saberem como “andam” os seus processos. Muitas dessas pessoas se desdobram, inúmeras vezes, para virem pessoalmente a nossa instituição, para obterem uma simples informação e saberem o porquê da demora. Já ocorreram (ocorrem) casos de pessoas enfermas falecerem antes de terem os seus pedidos analisados, como também já ocorreram (ocorrem) casos de pessoas, de tiveram seus pedidos analisados e benefícios concedidos de imediato (influência politiqueira).

Me perdoem caros leitores, mas, vendo tudo acontecer bem à minha frente, tomei a decisão de tentar ajudar às pessoas mais desfavorecidas, sempre que me procuram, a primeira pergunta que faço é ‘de que instituição elas fazem parte e onde moram’. Após responderem e, dependendo da resposta, eu me comprometo a ajudá-las. A burocracia e a politicagem são realmente os grandes entraves da administração pública, mas a falta de empatia e de comprometimento de uma grande parte dos servidores públicos também refletem na má prestação do serviço público em geral.

Por enquanto, ainda sou um servidor público e, assim sendo, continuarei a fazer o meu melhor, tentando ser o mais empático e respeitoso possível e enxergando que, por trás de cada requerimento, cada processo, existe uma pessoa ou uma família que necessita de uma resposta da administração pública.
Eu me considero uma pessoa conservadora e obediente às minhas obrigações enquanto cidadão, tendo como o meu farol, a tríade…DEUS, PÁTRIA e FAMÍLIA.
“ACENDA SUA LUZ INTERIOR E OFUSQUE OS OLHOS DO MAL”

Formado em Direito, esportista, cristão, servidor público estadual e amante da natureza