Brasileiro pode ter descoberto perereca polinizadora
O primeiro registro do mundo de anfíbio que se alimenta de néctar foi realizado no RJ
Por: Marcia Sousa
Endêmica de áreas de restingas do Rio de Janeiro, a Xenohyla truncata é uma espécie de anfíbio conhecida por se alimentar de frutas. Mas, um pesquisador brasileiro pode ter feito uma nova e inusitada descoberta: esta perereca consome flores e néctar e é uma possível polinizadora.
O registro inédito da perereca coberta de pólen foi realizado pelo veterinário Carlos Henrique Nogueira, do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. De acordo com o profissional, o fato da espécie ser majoritariamente frugívora era algo que só se sabia por análises de conteúdo estomacal, até então não havia registro.
Em uma daquelas situações de lugar certo, na hora certa, consegui observar diversos indivíduos da espécie, não só se alimentando de frutos bem maiores do que se imaginava que ela poderia comer, mas também de flores e néctar”, afirma Nogueira em seu perfil no Twitter.
Para se alimentar de flores grandes, a Xenohyla truncata entra, literalmente, na flor e se alimenta do néctar, saindo coberta de pólen. A observação levantou a suspeita de que tal perereca possa atuar como polinizadora.
Seria o primeiro registro para o grupo de anfíbios, e essa possibilidade é incrível demais”, entusiasma-se o veterinário.
Se a tese se confirmar, esta pode ser mais uma espécie a contribuir na polinização e dispersão de sementes. Ou seja, teria um papel ecológico fundamental na reprodução das plantas. Além disso, seria necessário jogar luz para a importância da espécie vulnerável de extinção, constando na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Nogueira é o autor principal do artigo “Between fruits, flowers and nectar: The extraordinary diet of the frog Xenohyla truncata”, publicado na revista científica Food Web. No trabalho, foram registradas interações com duas espécies de plantas, Iris germanica e Cordia taguahyensis (conhecida como frutinha do leite).
Pelo Twitter, o profissional ainda compartilhou fotos e um vídeo de pererecas se alimentando de flores, confira.
Fonte: CicloVivo