Como o cânhamo industrial pode transformar a indústria de construção


O cânhamo industrial é uma variedade diferente da espécie de planta conhecida como Cannabis Sativa e é realmente uma superplanta. Suas sementes são altamente nutritivas e seu óleo além de nutritivo possui propriedades terapêuticas. O óleo extraído dos seus brotos, flores, folhas e talos possuem numerosos benefícios para saúde.
O combustível de cânhamo é um dos mais sustentáveis biocombustíveis disponíveis. As fibras de cânhamo industrial podem produzir o bioplástico que é uma solução natural para um dos maiores problemas de poluição que enfrentamos na atualidade. Também com as fibras é possível produzir roupas e quando misturado com cal podem ser usadas para produzir materiais de construção.

O cânhamo e sua importância reconhecida
As cavernas de Ellora na Índia, consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco, consistem em 34 cavernas esculpidas entre os séculos V e XI ao longo de 2km nas montanhas Charanandri. Turistas do mundo inteiro visitam essas cavernas devido suas fabulosas pinturas e esculturas. Mas como essas cavernas resistiram por tanto tempo?
Em 2014 os pesquisadores indianos Rajdeo Singh e M. Sardesai descobriram que uma mistura de cânhamo, argila e cal teve um papel fundamental na preservação dessas cavernas, de suas esculturas e pinturas.

Na amostra que coletamos na Caverna Ellora nós encontramos 10% de Cannabis sativa misturada à argamassa de argila utilizada. Este é o motivo pelo qual os insetos não danificaram sua estrutura”.

Um relatório detalhado publicado na versão on-line do Daily Mail do Reino Unido em março de 2016 cita os pesquisadores indianos e explica essa conexão. O uso do cânhamo na mistura da argamassa utilizada regulou a umidade além de ter protegido contra o ataque de insetos destrutivos.
Em contraste, as Cavernas de Ajanta, um complexo vizinho também reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, não foi utilizada argamassa de cânhamo e sofreram bastante deterioração por umidade e insetos. Os pesquisadores dizem que os insetos danificaram cerca de 25% de suas pinturas.

O que há de especial com concreto de cânhamo?

Como as Cavernas de Ellora provaram, o concreto de cânhamo tem uma imensa capacidade de preservação. As construções feitas com esse material são termo reguladoras, ou seja, se adaptam às condições de temperatura seja ela quente ou fria. O concreto de cânhamo é altamente respirável e pode reter ou liberar ar quente. Isto ajuda a construção manter uma temperatura amena independente das condições climáticas externas.

O concreto de cânhamo é livre de toxinas, naturalmente imune a mofos e pragas e altamente resistente ao fogo. Algumas seguradoras do Reino Unido cobram menores valores em apólices de casas construídas com isolamento feito à base de cânhamo industrial devido a sua alta durabilidade.
O concreto de cânhamo também tem uma capacidade natural de absorver e reter umidade. Um estudo desenvolvido na França mostrou que 1m³ pode reter até 596 kg de água inclusive em condições de alta umidade do ar de até 93%.

Contudo, talvez a maior vantagem seja no avanço da percepção da importância de construções sustentáveis que o concreto de cânhamo está trazendo. Até então, os materiais utilizados para isolamento nas construções não são sustentáveis e são conhecidos por oferecer muitos riscos à saúde.
O concreto de cânhamo é uma opção “eco-friendly”, pois seus recursos são sustentáveis. Isto porque o cânhamo industrial é uma planta de cultivo anual que leva entre três e quatro meses amadurecer.

O concreto de cânhamo também é considerado mais barato que os materiais de isolamento existentes no mercado. Ele também possui qualidades estruturais, e podem tornar colunas feitas de madeira mais fortes por exemplo. Quando comparado com o concreto comum, a energia gasta para produção também é consideravelmente menor em todos os estágios, desde o plantio até a construção de uma casa. Os efeitos de poluição com este tipo de material também é muito menor.

Outra característica do cânhamo industrial que é uma grande vantagem é a habilidade da planta em capturar dióxido de carbono. Enquanto o concreto normal é altamente poluente, o concreto de cânhamo consegue manter essa característica “carbon-free” ajudando a reduzir a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.

Por outro lado…
O cânhamo industrial é um produto natural que no entanto possui dois pontos fracos. Ele não suporta o peso de um telhado sozinho, ou seja, não pode ser usado como material de construção assim como o tijolo, por exemplo. É bom apenas para isolamento. O outro problema seria o fato de levar entre seis a oito semanas para secar por completo, aumentando assim o tempo necessário para construir uma casa.

Aqui no Brasil não temos o costume de construir casas com paredes tipo “dry wall” com isolamento interno entre as camadas como é feito em países com temperaturas mais baixas por exemplo. Por esse motivo, talvez a revolução da construção civil ainda demore um pouco mais para acontecer por aqui.
Fonte: Cannabis Magazine Brasil