Meio ambiente

Lobo-guará Canelinha é reintroduzido na natureza

Projeto pioneiro para a conservação da espécie é fruto de parceria entre diversas instituições

Cerca de dois anos após ser resgatado em um incêndio, o lobo-guará Canelinha — que estava em processo de reabilitação, finalmente ganhou sua liberdade. A soltura ocorreu no final de abril último, na Fazenda Ambiental Fortaleza, município de Mococa, em São Paulo. O evento contou com a presença de diversas instituições governamentais e não governamentais, além de proprietários rurais que trabalham em favor da conservação da espécie.

Antes de ser reintroduzido no ambiente natural, Canelinha passou por um longo período de cuidados e treinamentos: cresceu de forma saudável, ganhou peso e aprendeu a buscar seus próprios alimentos. Esse preparo foi realizado em um recinto construído especialmente para ensinar o animal a viver de forma livre.

“Cada bicho é especial e a gente faz de tudo para que eles tenham uma segunda chance e uma vida melhor”, comenta Rogério Cunha, coordenador substituto do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) do ICMBio.

A partir de agora, Canelinha terá seu comportamento monitorado por meio de coleira GPS-Satélite e monitor cardíaco. O principal objetivo é compreender como está sua adaptação à natureza e, com isso, garantir que tenha os mesmos costumes naturais apresentados por lobos que já vivem em vida livre na região.

Toda essa ação foi realizada pelo ICMBio/Cenap, Instituto Pró-Carnívoros, Instituto Libio, com apoio do Smithsonian Conservation Biology Institute, CeMaCas — Divisão de Fauna Silvestre/Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP, Fazenda Belo Monte e Fazenda Ambiental Fortaleza, Ampara Silvestre, LogNature, entre outros parceiros.

É importante destacar que os projetos de conservação desta natureza tem embasado o desenvolvimento de um protocolo para reintroduções de órfãos de lobo-guará no âmbito do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Canídeos (ICMBio).

Fonte: ICMBio

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish