Cultura

Silvia Vanderss lança novo livro de poesias

Colunista do Fatos & Notícias, autora capixaba lançou, pela Amazon, o seu sétimo livro, ‘Além do Ego’

No último sábado (27), a escritora e colunista deste jornal, Silvia Vanderss, lançou, pela Amazon, o livro de poesias ‘Além do Ego’. A autora capixaba é formada em Administração e Letras, e tem, agora, sete obras publicadas e que abrangem os gêneros, romance, suspense e poesia, além do Blog literário: www.silviavanderss.com.br. “Além do Ego” veio para fazer as pessoas refletirem e procurar ser melhores. Foi pensado para o público do Fatos & Notícias“, disse a autora.

Em entrevista de pré-lançamento, a escritora nos contou como a leitura entrou em sua vida, e como hoje dedica-se exclusivamente à escrita. Silvia contou que desde sempre gostou de ler e escrever. Que, sempre teve a imaginação muito fértil, o que a fez desenvolver a escrita. Além da vasta imaginação, grandes autores fizeram parte da sua vida e são inspirações para a empreitada literária. Nomes como Agatha Christie, Vinícius de Moraes, Thomas Harris e Nicholas Sparks, com suas encantadoras histórias, fizeram com que nascesse mais uma escritora.

Eu sempre fui uma leitora assídua, desde pequena. Me recordo de, aos sete oito anos, ser uma das primeiras a chegar à biblioteca da escola. E, assim, fui me descobrindo uma leitora e, posteriormente, como autora. Eu lia muito Vinícius de Moraes, as poesias e os poemas dele me encantavam”, explica.

A autora de Jacaraípe, se descobriu escritora ainda na infância. Na adolescência, recebeu, da avó paterna, uma máquina de escrever. Foi então que a mágica aconteceu. “Minha avó me incentivou a passar tudo o que eu pensava para o papel e foi assim que comecei a escrever. Apesar de ser muito nova e de estar iniciando na literatura, eu tinha o maior prazer e orgulho de apresentar os meus textos. Eu lia minhas poesias para todo mundo, inclusive os meus colegas de trabalho. Nunca me acanhei de apresentá-las. Isso me incentivou muito a crescer como escritora, pois as pessoas que liam os meus textos, falavam que eu tinha talento”, ressalta.

Entre os 12 e 13 anos, começou a esboçar alguns rascunhos. Curiosamente, Silvia revela que não tinha muito ou nenhum incentivo para ler em casa. Pois vem de uma família humilde, cuja mãe é dona de casa e o pai, caminhoneiro. Pessoas que não tinham a leitura como hábito. “Costumo dizer que nasci com esse dom e acabei passando esse hábito para outras pessoas da família também. Começaram a admirar e se perguntar ‘quem essa menina puxou’? Meu pai era um que se perguntava isso. Mas a minha avó paterna sempre quis ser escritora. Ela sempre me disse isso”, cita.

Sobre os estilos literários, Silvia relata que sempre gostou de suspense, mas, também, lia muito romance, porém ingressou no mundo literário com a poesia, estilo que sempre a encantou. “Eu me considero muito eclética e versátil, na minha literatura. Tanto escrevo quanto leio. Não consigo ficar apenas numa linha. Amo os autores brasileiros, sobretudo os mais antigos como Aluísio Azevedo, que eu lia muito”.

Acredito que tenho um dom dado por Deus, pois possuo uma imaginação fértil e sempre elaborei história em pensamentos. Também costumo ter sonhos que despertam a minha criatividade. No meu processo de criação, escrevo ouvindo músicas”, destaca.

No suspense, um autor que a inspira muito é Thomas Harris de ‘O Silêncio dos Inocentes’. Outra fonte de inspiração é o cinema. Silvia se diz uma amante da sétima arte, que serve de inspiração para muitos dos seus textos, pois é um elemento agregador. Quando vou escrever sobre determinado assunto, gosto de assistir alguma obra similar para que me sirva de inspiração.

Indagada sobre as adaptações literárias para as telonas, Silvia diz que, na maioria das vezes, a produção cinematográfica deixa a desejar. “A maioria dos filmes que assisti, baseados em obras literárias, deixa muito a desejar, pelo menos na minha opinião. Um dos poucos que eu gostei foi a adaptação de ‘A menina que Roubava Livros’, porque eu li a obra, vi o filme e realmente gostei. Mas, os outros, acho que deixaram um pouquinho a desejar. Quando eu sei que é uma obra baseada em livro, eu já vou pro cinema focada e pensando ‘será que é desse jeito?’, ‘será que modificaram muito?’. Têm alguns que eu já fico tão preocupada que prefiro nem ver o filme pra ficar com a memória boa do livro. Mas nada contra quem prefira assistir ao filme do que ler o livro”, acrescenta.

Sobre seus projetos atuais e futuros, Silvia explica que ainda está no caminho do desenvolvimento, que a arte é uma jornada imprevisível. Mas o apoio incondicional do companheiro a fez desabrochar e mergulhar de cabeça na literatura. Pois, apesar de escrever desde muito jovem, só publicou os primeiros livros aos 32 anos.

“É uma profissão diferenciada. Sou formada em administração e já trabalhei em várias empresas corporativas. Comecei a escrever aos 12, 13 anos e a trabalhar aos 15. Isso aqui é arte e a gente sabe que arte no Brasil é um processo um pouco lento pra conseguir colocar do jeito que você pretende, como você almeja. Eu via a escrita como um hobby, não que eu não acreditasse no meu potencial, mas porque o meu tempo realmente era escasso e fui deixando os projetos na gaveta. Aos 27, 28 anos, quando conheci meu atual marido, ele começou a ler tudo o que eu escrevia e passou a me incentivar muito. Ele sempre disse que eu tinha perdido muito tempo e que já era pra eu estar lá na frente. Então, eu percebi que ele tinha razão e comecei a me lembrar de todas as pessoas que me incentivavam desde lá de trás e comecei a perceber que poderia me tornar, sim, uma grande escritora. Foi aí que eu comecei a escrever os livros. Ainda trabalhava e, nos intervalos, escrevia. Dessa forma, escrevi dois livros. Até que cheguei num ponto no qual tive que decidir qual caminho percorrer. Decidi pela carreira literária e, como já tinha muito material escrito, lancei três livros de uma vez, aos 32 anos. Hoje, vivo integralmente da escrita”, frisa.

A aprendizagem é contínua e Silvia está desenvolvendo duas novas histórias e também tem dois originais para publicação. Os projetos são dentro dos gêneros romance e suspense. Além deles, há quatro originais e mais cinco outros em desenvolvimento.
“O aprendizado é constante e eu aprendi muito nesse caminho trilhado até aqui. Tive que aprender sobre tudo. Me descobri como empresária, como a assessora e, aí, comecei a alavancar. A minha primeira editora, a 24h, era de São Paulo, pela qual lancei os três primeiros livros. Então, o começo foi bem árduo pra mim. Mas, hoje, eu me desenvolvo bem, graças a Deus”.

Depois dos primeiros lançamentos, Silvia chegou à Chiado, editora portuguesa com escritórios em São Paulo. Hoje, a parceria se estendeu à Amazon, que oportuniza muitos autores nacionais. “Mesmo sendo dos EUA, você pode divulgar colocando as versões e-book e física. Isso te dá um controle bem legal de tudo. Tenho dois livros na Amazon e mais esse lançamento ‘Além do Ego’.
Apesar das dificuldades que todos sabem que é viver e fazer cultura no Brasil, Silvia vê com bons olhos o cenário que se descortina em solo capixaba e acredita que tem tudo para decolar.

“Acredito que o mercado capixaba é promissor, tenho visto um crescimento muito bacana. Têm as feiras literárias, já tivemos bienal. De um tempo para cá, as coisas estão se encaminhando bem. Tenho projetos não publicados, mas posso dizer que ainda me surpreendo com o que escrevo. Crio de acordo com as minhas inspirações e sempre buscando me aperfeiçoar naquilo que amo fazer, que é escrever. Minhas inspirações para as histórias contadas vêm de vivências pessoais, de relatos de familiares e até mesmo de sonhos”, finaliza.

Obras de Silvia Vanderss
1 – Entre o Tempo e o Amor

(Foto: Divulgação)

Romance épico, com viagem no tempo e um amor único que aquece os corações

2 – Marcas de uma Vida
Romance que envolve contextos diversos sobre preconceitos

3 – Inspirações

Arte: Jean Carlos Oliveira

Poesias e poemas com temas variados sobre o amor e a vida

4 – O Medo/The Fear

Arte: Thais Alves

Contos de terror e suspense que revelam inúmeras formas de sentir medo. Alguns deles foram inspirados em fatos reais. A obra foi publicada, em inglês, pela Amazon nos Estados Unidos, no Canadá e no Reino Unido e tem feito muito sucesso.

5 – Lances & Amor

Arte: Thais Alves

Contos que relatam histórias de amores e desilusões. Aborda a superação emocional de várias maneiras. Alguns, inspirados em pessoas e situações reais

6 – Além do Ego

Arte: Divulgação

Poesias e poemas que relatam a resiliência e a ressignificação dentro de um contexto emocional para situações vividas em nosso cotidiano

Sobre a autora
Capixaba, formada em Administração e Letras, tem seis obras publicadas que abrangem os gêneros, romance, suspense e poesia
Blog literário: www.silviavanderss.com.br
Silvia Vanderss é casada, há 18 anos, com o administrador Laudelino Thomazini, e tem quatro filhos

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish