Educação

Material educativo traz brincadeiras com sementes para crianças

Lançamento gratuito do projeto TiNis traz informações e histórias de sementes para contar, descobrir e explorar com as crianças

O projeto TiNis – Terra das Crianças, projeto realizado pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, segue trazendo novidades para aproximar e reconectar as crianças com a natureza. A formação on-line já recebeu mais de 11 mil inscrições de educadores de todo o Brasil e um novo material educativo sobre sementes, com informações e propostas de atividades e brincadeiras foi lançado com foco nos educadores de Ensino Fundamental 1 e Educação Infantil.

Trata-se de um jogo de cartas com ideias simples e que valorizam experiências sensoriais, acompanhadas de um material informativo sobre quinze sementes fáceis de encontrar e cultivar, que têm características e histórias interessantes para explorar com crianças de dois a 10 anos.

(Foto: Reprodução/TiNis)

Para que o aprendizado sobre as sementes seja divertido como uma brincadeira, o material apresenta sementes que estouram feito pipoca, outras que viram roupas ou chás, umas que deram a volta nos quatro cantos do planeta e até algumas que precisam ser ‘acordadas’ com lixa ou água quentinha para germinar.

As cartas têm uma “mensagem” da semente na frente e, do lado oposto, ideias de atividades para fazer com as crianças. Já o material informativo conta a aventura das sementes pelo mundo, como cada uma delas surgiu, por que é considerada uma semente companheira de TiNis e quais são seus usos. As crianças também ganham dicas para o plantio e indicações de espécies que podem ser cultivadas junto com cada uma delas, formando pares ou trios que se complementam e ajudam mutuamente.

O conteúdo está disponível para baixar gratuitamente no site de TiNis, um convite para promover o encontro das infâncias com essas sementes para criar um ambiente no qual ambas possam se desenvolver em cuidado bilateral.

(Foto: Programa Criança e Natureza/Instituto Alana)

Em TiNis, gostamos de pensar nas sementes como pensamos nas crianças: elas representam um momento importantíssimo da vida, o seu início, e dependem de encontrar boas condições para desenvolver toda a sua potência. Chamamos isso de criação recíproca: cuidamos da Natureza e somos cuidados por ela. Possibilitar que as crianças se encantem e tenham contato diário com o mundo natural é o primeiro passo para que queiram preservá-la no presente e no futuro”, diz Thaís Chita, coordenadora de TiNis.

Para baixar o material, clique AQUI.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish