Por que chocolate faz mal para cachorros?
Saiba mais sobre as reações que a guloseima provoca quando ingerida pelos pets
Por Douglas Vieira
É comum encontrar muitos pais de pets que acabam oferecendo alguns agradinhos humanos para os seus cachorros, entre eles podemos encontrar um chocolate. Porém, fica uma pergunta no ar — será que você realmente pode fazer isso?
Para nós, humanos, não há problemas em comer chocolate de maneira moderada, mas saiba desde já que, para o seu amigo de quatro patas, isso é um grande (e grave) problema.
Vamos partir do princípio de que não são todos os cachorros que vão ingerir um pedaço de chocolate e passar mal ou apresentar algum tipo de problema. Entretanto, é importante saber que isso é uma verdadeira loteria por conta de um pequeno ingrediente presente nessa guloseima.
Por padrão, chocolates são fabricados contendo um produto chamado teobromina em sua composição. Esse ingrediente é da mesma família da cafeína e atua como uma espécie de estimulante cerebral, além de ser usado de forma medicinal como diurético, estimulante para o coração, dilatador dos vasos sanguíneos e até mesmo relaxante muscular.
Esse composto é metabolizado normalmente pelo nosso organismo, mas não podemos dizer o mesmo dos cachorros. Dessa forma, se o pet acaba ingerindo o doce por acidente pode fazer com que esse composto fique acumulado em seu organismo, o que pode ser tóxico para ele.
Infelizmente, não há uma forma de saber a quantia que faz com que o chocolate seja tóxico para o cachorro, já que isso pode variar de acordo com o seu ritmo metabólico. Em todo caso, para evitar problemas é bom mantê-lo longe desse pequeno agrado.
Como identificar sintomas de envenenamento por chocolate em cachorros?
Caso o seu cachorro acabe ingerindo chocolate sem querer, é bom ficar atento a alguns sintomas que podem aparecer em um intervalo de 24 horas. São eles:
• Inquietação
• Respiração acelerada
• Aumento da frequência cardíaca
• Urinar com frequência
• Vômito
• Diarreia
• Convulsões
Caso ele apresente alguns desses sintomas, contate o veterinário imediatamente para saber quais medidas devem ser tomadas. Há uma chance do próprio cachorro vomitar o chocolate, mas em outros casos é preciso utilizar fluidos intravenosos e até mesmo medicamentos antiarrítmicos para reverter o quadro.
Outro ponto importante: se o cão não acabar devolvendo o chocolate de forma natural, nunca tente induzir o vômito sem o aconselhamento de um veterinário, pois há a chance de fazer isso de maneira errada e piorar o quadro do pet.
Fonte: Mega Curioso