Jogo da Abundância: Descobrindo a Riqueza em Nossas Vidas

No Jogo da Abundância, aprendemos a valorizar e compartilhar os recursos disponíveis em nossa comunidade e em nossas redes de relacionamento

Queridos leitores do Café Coado, hoje tenho a alegria de compartilhar com vocês minha experiência na segunda etapa do curso Guerreiros Sem Armas 2023, intitulada “Jogo da Abundância”. Quando esta fase se iniciou, eu estava na Carolina do Norte apoiando meu filho e minha nora com a chegada da minha primeira neta. Olhar para minha netinha me dava forças para recuperar o meu sonho de um mundo melhor e eu sabia que a metodologia Elos poderia me ajudar.
Esta etapa é um convite para explorar a riqueza de recursos e potenciais que existem em nossas vidas e comunidades. Fomos desafiados a ampliar nossa percepção sobre o que é abundância, muitas vezes associada apenas a bens materiais. Mas o Jogo da Abundância nos convida a enxergar além disso. É uma provocação para reconhecermos a abundância presente em nossos relacionamentos, habilidades, talentos e até mesmo em nossa capacidade de criar conexões significativas.

Utilizamos o mapa mental como ferramenta para definir nosso primeiro objetivo, identificar nossos talentos, recursos, desafios e redes de relacionamentos. A partir daí era quantificar as metas, identificar estratégias, traçar planos de ação e colocar a mão na massa. A tarefa parecia simples.
Uma das lições que tirei desta atividade foi entender o tempo como recurso e também como um desafio que não pode ser desprezado no processo. A gestão à vista é uma valiosa estratégica. Mas muitas vezes negligenciamos nosso aprendizado. E o impacto vem, fatalmente, no gerenciamento do tempo.

A procrastinação acaba nos trazendo estresse, ansiedade e algumas vezes prejuízos financeiros. Confesso, a procrastinação apareceu na minha caminhada e me causou uma sensação de mal-estar. Por isso, olhar para o que nos limita é tão importante quanto olhar para os nossos superpoderes. Como disse Beto Guedes, na canção Sol de primavera, “a lição sabemos de cor, só nos resta aprender”.

Mas se nem tudo tão flores, tão pouco tudo são espinhos. Esse jogo interativo nos desafia a superar crenças limitantes e a reconhecer que a escassez muitas vezes é uma ilusão. Ao adotarmos uma mentalidade de abundância, somos capazes de enxergar soluções criativas para as questões que enfrentamos em nossas vidas.

No Jogo da Abundância, aprendemos a valorizar e compartilhar os recursos disponíveis em nossa comunidade e em nossas redes de relacionamento, sejam eles tangíveis ou intangíveis. Descobrimos que, quando nos abrimos para colaborar e compartilhar nossos dons e talentos com outras pessoas, multiplicamos as possibilidades de criação conjunta.

Além disso, o Jogo da Abundância nos convida a apreciar a generosidade nas contribuições de outras pessoas. Quando reconhecemos e valorizamos a riqueza presente em cada indivíduo, criamos um ambiente propício para o florescimento coletivo. Foi muito gratificante olhar em volta e encontrar pessoas dispostas a nos ajudar a colocar a mão na massa. O sentimento de gratidão também nos movimenta para disponibilizar nossos talentos, numa onda de bem fazer que vai se multiplicando. É realmente incrível!

Nos próximos artigos, compartilharei os detalhes das etapas subsequentes do curso Guerreiros Sem Armas, onde continuaremos a explorar caminhos de transformação e empoderamento. Juntos, descobriremos como a abundância, em todas as suas formas, pode ser um poderoso catalisador para a criação de um mundo mais justo e sustentável.
E você, consegue enxergar a infinita abundância que se encontra a sua volta? O que você vai fazer com tanta riqueza? Que tal me contar enviando uma mensagem para colunacafecoado@gmail.com.
