Educação

Apesar da evasão e avanço do EaD, Lula quer mais professores em universidades públicas

O cenário atual e a tendência da educação superior para os próximos anos tornam questionável a necessidade de expansão no número de professores

Por Gabriel de Arruda Castro

O governo federal anunciou nos últimos dias um novo programa para abrir cinco mil vagas de professores universitários nas instituições federais de ensino. O texto altera a Lei Orçamentária Anual de 2023 e amplia o número de vagas destinadas a professores e servidores técnico-administrativos em instituições federais de ensino superior.
O pedido partiu do Ministério da Educação e recebeu o aval do Ministério da Gestão. Com a mudança, o total de vagas abertas neste ano chega a 15.773, ante as 10.773 previstas no orçamento atual. O acréscimo vai custar R$ 500 milhões. O governo alega que o número não é reajustado desde 2018. “Ainda não é o ideal e continuaremos trabalhando para suprir o déficit de pessoal nas instituições federais de ensino para promover a melhoria da educação no País”, disse a ministra da Gestão, Esther Dewck, ao anunciar a medida.

Mas os números mostram um cenário diferente: a falta de professores não é um problema emergencial. E, para especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo, a aposta em um aumento de gastos desse tipo é inadequada.
As mudanças chegam no momento em que as instituições privadas, sobretudo as que oferecem cursos à distância, veem o número de alunos crescer rapidamente, ao passo que as instituições públicas passam por um período de declínio.

A edição mais recente do Censo da Educação Superior, com dados de 2021, mostrou que as universidades federais brasileiras tinham 1.371.128 alunos de graduação e 118.546 docentes. A média, portanto, era de 11,5 alunos por professor. Nas estaduais, eram 633.785 alunos para 48.344 docentes: média de 13,1 alunos por professor. Os números são similares aos de muitos países desenvolvidos.

Fonte: Gazeta do Povo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish