Irupi, um modelo de gestão responsável - Jornal Fatos e Notícias
Política

Irupi, um modelo de gestão responsável

Município vem colhendo os louros de uma administração pública séria, comprometida e, principalmente, responsável com o erário

Encrustado nas montanhas capixabas Irupi tem vários apelidos, belezas e riquezas naturais. Localizado no Sul Estado do Espírito Santo, na região do Caparaó, o município limita-se ao norte com a cidade de Ibatiba e, ao sul, leste e oeste com o município de Iúna e está a 730 metros de altitude. A nomenclatura, de origem indígena, tem os seguintes significados: ‘amigo belo’ e ‘águas branquinhas pequenas’. Irupi tem ainda o apelido de ‘Princesinha do Caparaó’.
Alimentado pelo cultivo do café arábica, o município tem muitos motivos para orgulhar o povo irupiense. Alicerçado em uma gestão voltada para o povo e pelo povo, o município vem colhendo os louros de uma administração pública séria, comprometida e, principalmente, responsável com o erário.
Em entrevistas realizadas pela equipe do Fatos & Notícias, ficou perceptível o alinhamento entre Executivo, secretariado e Legislativo. Todos estão empenhados em buscarem e darem o melhor em prol da municipalidade.
Um exemplo dos saltos que a cidade tem dado é a saúde, que pulou da posição 58ª para o 14º lugar no ranking estadual de investimentos. Isso em apenas um ano da gestão da pasta pela secretária Hevillyn de Oliveira, ela explicou que esse avanço é reflexo da melhoria do monitoramento das unidades de saúde do município.

“Nosso trabalho nas unidades básicas de saúde (UBSs) tem sido mais integrado. Conseguimos regular melhor a oferta e a demanda da população, hoje, o paciente que procura as nossas unidades passa pela consulta médica na qual tem o seu diagnóstico e, se necessário, é encaminhado a um especialista. Esse serviço diminuiu drasticamente as filas e foi incrementado com a criação, pelo governo do Estado, do micropolo Sul, o que aproximou o socorro do paciente. Antes, nossos acessos eram somente a hospitais da Grande Vitória e de Cachoeiro de Itapemirim e, agora, temos mais essa opção que integra 26 municípios”, frisa a secretária.

Praça principal da cidade (Foto: Haroldo Filho/F&N)

No transporte sanitário, tínhamos quatro carros, hoje, contamos com uma frota grande para atender à demanda. Contamos também com o consórcio que facilita muito o acesso dos munícipes aos exames laboratoriais. Em todas as localidades municipais contamos com unidades de saúde. Sei que precisamos estar sempre melhorando, mas posso dizer que agora a nossa saúde vem trilhando o caminho certo”, acrescenta.

A agricultura local também vai muito bem conforme o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Cleiton Gomes Moreira. Para ele, a cooperação entre as secretarias tem sido o diferencial para a vida dos agricultores.

Temos desenvolvido um trabalho intenso em parceria com os agricultores e entre as secretarias. Contamos com a colaboração do Genilson (Genilson Correa), secretário de Obras e Serviços Urbanos, que sempre tem nos auxiliado e, na medida do possível, nos atendido. Dispomos, também, da ajuda de outros secretários e com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). É um trabalho em equipe que funciona muito bem aqui no nosso município”, elogia.

O secretário destaca, ainda, que os agricultores contam com feiras, eventos e convênio com a rede municipal de ensino e a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Cidadania, o que possibilita a exposição e a venda dos produtos.

Temos a Feira do Produtor que acontece todo sábado. Nessa feira, as pessoas de baixa renda da cidade têm um tíquete, que é uma espécie de moeda, que faz a economia circular, ajudando o produtor e o consumidor. Dessa forma, os produtores lidam diretamente com o consumidor, sem a interferência de um atravessador, o que gera um ganho para todos. Os agricultores de Irupi também fornecem uma parte da merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Assim, a gente lida diretamente com os produtores no dia a dia”, garante Cleiton.

Na área esportiva a situação também está encaminhada, é o que garante o secretário de Esportes Rodolfo Afonso da Costa Oliveira.

O prefeito vem disponibilizado verba e isso favorece o nosso trabalho. Claro que temos sempre que melhorar alguma coisa, mas os projetos estão fluindo. A obra tão sonhada pela população irupiense está saindo do papel com a construção da quadra do Mirante. Estamos, também, com uma obra na Comunidade do Aventureiro, um campo society novo com apoio do governo do Estado. Além disso, reformamos o campo que também era uma demanda antiga da comunidade, em parceria com a secretaria de Obras”, enumera.

E o secretário informa que os investimentos não param por aí. Segundo ele, este ano o calendário de eventos esportivos está bem recheado de atrações com competições para vários estilos, modalidades e idades.
“No calendário deste ano teremos o velocross (moto) em setembro, um passeio ciclístico em outubro e faremos também a competição de Terreiro, uma prática de futebol tradicional no município que vamos levar para algumas comunidades”.
Uma pasta que geralmente é muito solicitada e que também tem tido os seus destaques é a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania. Sob a gerência Marlene Gonçalves, a pasta vem desenvolvendo um trabalho satisfatório e focado no bem-estar social da população.

Estamos seguindo um plano de trabalho e, assim, a gente consegue desenvolver e atender ao público. Aqui, na assistência, atendemos os usuários em uma parceria muito boa com o Legislativo. Fazemos distribuição de benefícios pontuais como cestas básicas, auxílio funeral entre outros. Temos também o Programa Incluir, que leva serviços como orientação para o preparo de hortas, ajudando as pessoas a produzirem seus próprios alimentos. Por esses e outros fatores é que acredito que a secretaria de Assistência é bem vista pelos cidadãos do município, pois, além de distribuir os ajudamos a produzir”, enaltece Marlene.

Entrevista com vice-prefeito e prefeito de Irupi/ES (Paulino e Edmilson, respectivamente) (Foto: Haroldo Filho/F&N)

Orgulhoso da equipe que conseguiu reunir, o prefeito Edmilson Meireles de Oliveira (MDB), explica que a cidade só vem dando certo porque a postura da sua gestão é a de não lotear cargos públicos. “Quando aceitei concorrer ao cargo de prefeito impus duas condições: escolher o meu vice e não fatiar (vender) nenhuma secretaria. Quanto à escolha do meu vice, posso dizer que trata-se de um casamento que deu certo. Ele me ajuda muito, quando tem agenda que não posso ir, ele vai e faz o que precisa ser feito e o faz muito bem. Numa agenda a Brasília ele me representou com maestria e, por essa desenvoltura, costumo brincar que já o escolhi para me suceder, falo que o elegeremos em 2024 para assumir a cadeira de prefeito de Irupi”, pondera.

Advindo da iniciativa privada, Edmilson pode ser definido como um adepto da política pública séria e voltada ao bem-estar social. Ele criticou os aventureiros e politiqueiros, que entram na vida pública apenas para se beneficiar ou favorecer grupos.

Precisamos de bons gestores na política, o patrimônio público não é objeto de troca, podemos fazer política sem ficar devendo favor. Quando votamos pelo bem do nosso município, estado ou país, estamos pensando no bem comum. Falo isso porque tive uma meia dúzia de situações em que companheiros achavam que tínhamos que ‘apoiar quem está do nosso lado’ e eu respondi que ‘quando acaba o processo eleitoral, não existe lado’. Agora, precisamos de pessoas que dão conta da pasta e isso eu chamo de competência e compromisso. Quando o político inicia sua gestão com o pensamento em política de favores ele começa errado e está fadado à derrota e isso eu procurei mostrar logo no início da minha gestão, colocando pessoas com capacidade”, pontua.

Essa gestão sem rótulos fica nítida através da história do vice-prefeito de Irupi, Paulino Lourenço da Silva. Coveiro da cidade por 26 anos, Paulino explica que, num primeiro momento, ficou apreensivo com o convite para compor a chapa com Edmilson.

Por ser coveiro, de origem humilde, fiquei com um pouco de medo. Medo da rejeição por causa da minha profissão. Mas a minha família me deu todo o apoio e incentivo para encarar esse desafio e aqui estou. Como coveiro da cidade, reorganizei o cemitério municipal, cuidei dos jazigos, mudei a cara do local, gramando todo o espaço e isso teve um reflexo positivo na população. Por tudo isso, me orgulho da minha trajetória até aqui e a mentalidade é de continuar fazendo o melhor para o povo irupiense”, orgulha-se.

Única mulher no Legislativo municipal Virgínia Cristina da Silva (Tininha-PSB), que presidiu a Câmara no biênio 2020-2022, diz que a cidade tem andado pra frente devido aos esforços de todos (Executivo, Legislativo e secretariado), embora, ressalta, muitas coisas ainda precisam ser realizadas. Uma das bandeiras levantadas por ela é a causa animal, pois, embora seja uma cidade pequena, Irupi tem um número relativamente alto de cães (é a maioria) abandonados.

Vereadora Tininha, única mulher na casa de leis do município (PSB) (Foto: Haroldo Filho/F&N)

Tenho trabalhado em um projeto de criação de um canil municipal, onde esses animais abandonados seriam acolhidos e tratados com higienização e castração, evitando, assim, a reprodução descontrolada de animais de rua e os casos de abandono. Após esse tratamento no canil seria realizada uma feira de doação e os interessados assinariam um termo de responsabilidade de não abandono”, explica.

Para finalizar, o prefeito Edmilson fez questão de parabenizar todos os envolvidos na sua administração, do alto ao menor escalão. Para ele, é um orgulho imenso fazer parte de uma gestão funcional, competente e, sobretudo, compromissada com o dinheiro público. Ele ressalta que por onde anda tem sido felicitado pelo seu quadro de colaboradores.

São só elogios e isso me traz muito orgulho. Participei de uma reunião no município de Brejetuba e o nosso secretariado foi elogiado. Isso se repetiu em outro compromisso em Ibitirama. Fico feliz quando as pessoas reconhecem nosso trabalho”, exalta.

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish