Jardins levam frescor a prédio residencial em Blumenau

Fachada verdejante cria espaço agradável de moradia
Por Marcia Sousa

Casas suspensas com jardins nas varandas para a cidade respirar. Assim o escritório Alencar Arquitetura define seu projeto de edifício residencial em Blumenau, Santa Catarina, que é todo circundado por varandas e jardins. A fachada verdejante, além de criar um aspecto visual impactante, pode levar frescor aos moradores e mais vida para a cidade.
O projeto é batizado de Kaiserstraße — antigo nome (em alemão) da rua onde está localizado o prédio: rua do imperador. É uma referência à presença alemã na cidade, que se reflete também na busca dos arquitetos em resgatarem características de casas antigas que fizeram parte da história da cidade.
Cada varanda possui exposição solar, fluxo de ar natural e está rodeada por jardins verdejantes. Ao adicionar vegetação às lajes de concreto e criar espaço para raízes de árvores, o prédio torna-se um potencial local de abrigo para a biodiversidade no espaço urbano e ainda contribui para filtrar os poluentes, tornando o ar mais respirável.


Levar o verde para perto dos apartamentos também auxilia na drenagem da água da chuva, proporciona isolamento térmico e acústico e ainda ajuda a reduzir as ilhas de calor das cidades. Amenizar a sensação de calor será um recurso cada vez mais necessário frente à crise climática que eleva as temperaturas de forma extrema. Para se ter ideia, neste primeiro domingo de primavera (24) de 2023, a temperatura em Blumenau chegou a 33,5ºC e, pior, com sensação térmica de 39ºC, segundo dados do AlertaBlu — Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos de Blumenau.

Além das plantas individuais, o edifício residencial ainda conta com um jardim coletivo para os residentes com parque infantil. Em construção, o prédio tem conclusão prevista para 2024. Ainda assim, já ganhou uma importante premiação, sendo o primeiro a vencer o Prêmio Architizer por escolha popular na categoria Apartamento Residencial com menos de 10 andares. Também é destaque no projeto a escolha por eliminar paredes piso térreo para valorizar os pedestres e as conexões entre as pessoas.

Os materiais navegam do concreto aparente a uma estética natural, conectada à natureza. O resultado é uma mistura de tipologias únicas, traduzidas em amplos terraços com vista panorâmica sobre a cidade. A estrutura se desdobra em diferentes formas geométricas de forma que se comprime e se contorce ao longo de sua altura”, resumem os arquitetos brasileiros da Alencar Arquitetura.

Fonte: CicloVivo