Brasil na internet: País está em 49º lugar em ranking de qualidade digital
Por Isabela Oliveira
Vice-líder em tempo de uso de internet, o Brasil está em 49º lugar no Ranking de Qualidade de Vida Digital (DQL) da empresa de segurança e privacidade cibernética Surfshark. O estudo usa dados do Banco Mundial, Nações Unidas, entre outros órgãos.
A lista avalia quesitos como acessibilidade, qualidade, governo eletrônico, infraestrutura e segurança da internet em 121 países. Este ano, o Brasil subiu quatro posições no ranking, e ficou atrás de quatro países da América do Sul: Uruguai, Argentina e Chile.
No geral, o País ficou em 76º lugar em acessibilidade de internet, oitavo em qualidade, 51º em infraestrutura, 79º em segurança e 24º em governo eletrônico. A qualidade da internet do Brasil está 45% acima da média mundial, com 99 Mbps para a conexão móvel. Segundo o ranking, a velocidade da internet melhorou em 183% em relação ao ano anterior. Entretanto, a pesquisa considera que o país não está preparado para combater crimes cibernéticos.
Na semana passada, o Brasil ficou em segundo lugar no maior tempo de uso diário de internet, com nove horas e 32 minutos, com 81% da população usando a rede. Em contrapartida, está na 39ª posição em melhor acesso, com 19 a cada 100 pessoas tendo conexão banda larga.
Confira o top 10 do Ranking de Qualidade de Vida Digital:
- França
- Finlândia
- Dinamarca
- Alemanha
- Luxemburgo
- Espanha
- Estônia
- Áustria
- Suíça
- Singapura
Fonte: GizModo