Geral

Curiosidade — Por que o arco-íris não tem preto, marrom e cinza?

Todos sabem que o arco-íris é composto por sete cores. Mas por que algumas cores não são vistas nele? E têm umas que nunca farão parte

Por Rômulo Silva

O arco-íris está entre os fenômenos mais fascinantes que ocorrem na natureza. Não importa a sua idade, é difícil olhar para isso e não sentir aquela sensação de admiração por tamanha variedade de cores no céu. Entretanto, se você prestar atenção, verá que um arco-íris não possui cores como o marrom e o cinza. Mas por quê? Neste artigo, você vai descobrir que algumas paletas são formadas por misturas de cores que não estão próximas umas das outras no espectro do arco-íris.
Pouca gente parece perceber, mas a luz viaja em ondas. Cada uma das cores do arco-íris tem o que chamamos de “comprimento de onda” diferente. Na prática, isso significa que a distância entre os topos da onda é um comprimento diferente para cada cor. As cores, do violeta (com o comprimento de onda mais curto) ao vermelho (com o mais longo), são chamadas de “espectro visível”.

As gotas de chuva, por sua vez, se parecem mais com pequenas bolas do que com as formas de lágrima que costumamos desenhar. Por conta disso, quando a luz atinge uma dessas pequenas bolas de água, ela pode mudar de direção. Chamamos isso de “refração”.
Cada um dos diferentes comprimentos de onda é refratado por uma quantidade ligeiramente diferente. Se a luz atinge a gota de chuva no ângulo certo, a refração separa os comprimentos de onda em suas diferentes cores. Como muita luz é refratada por muitas gotas de chuva, vemos essas cores como um arco-íris no céu.

Quando aprendemos sobre o arco-íris, somos ensinados que existem sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. No entanto, esse tipo de afirmação é tão simplista que não conta a história toda.
A verdade é que as diferentes cores se misturam de tal forma que é difícil dizer exatamente onde uma cor termina e outra começa. Na prática, há sempre outras cores entre elas, como o turquesa entre o azul e o verde. O azul e o verde estão próximos um do outro no espectro de cores, e é por isso que podemos ver o turquesa onde eles se misturam. Algumas cores, no entanto, são formadas por misturas de cores que não estão próximas umas das outras no espectro, como o marrom.

O marrom, por exemplo, é uma mistura de vermelho e verde. Entretanto, as faixas vermelhas e verdes no arco-íris não estão próximas umas das outras, então não as vemos se misturando para formar o marrom. O mesmo é o caso de muitas outras cores que são misturas; ou seja, se as faixas de cores no arco-íris não se sobrepõem, elas não podem se misturar.

Ainda assim, existem duas cores que nunca veríamos em um arco-íris por outros motivos: são elas o preto e o branco. Como explica o The Conversation, o preto é a ausência de cor, ou seja, é o que vemos quando não há luz alguma. Por outro lado, o branco é uma combinação de todas as cores juntas. Quando a luz é refratada pelas gotas de chuva, ela separa a luz branca no espectro visível, o que significa que ela “deixa de ser branca”.

Por último, o cinza é uma mistura de preto e branco e, como nunca podemos ver preto e branco em um arco-íris, também não podemos ver as cores resultantes da mistura deles. Dito isto, da próxima vez que vir um arco-íris, observe quantas cores consegue identificar nele e as cores que não consegue ver.

Fonte: Zona Curiosa

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish