Paleo & Arqueologia

Pesquisadores encontram fóssil mais antigo de gênero de tartaruga marinha

Fóssil com seis milhões de anos foi encontrado na costa caribenha do Panamá

Por Giovanna Gomes

Poucas são as informações disponíveis sobre a história e a evolução das tartarugas marinhas do gênero Lepidochelys. Porém, em estudo publicado no dia 28 de setembro na revista científica Journal of Vertebrate Paleontology, cientistas divulgaram uma descoberta significativa: a detecção de traços de DNA em restos de cascos encontrados ao longo da costa caribenha do Panamá.
Essa descoberta inovadora oferece uma compreensão mais profunda da preservação de tecidos moles e a possível preservação de material biológico original, como proteínas e DNA, ao longo do tempo. Edwin Cadena, da Universidade do Rosário, na Colômbia, observou que, até então, a presença de DNA antigo só havia sido documentada em dois fósseis de dinossauros, incluindo um do famoso Tyrannosaurus rex.

De acordo com informações da revista Galileu, o estudo foi uma colaboração entre a Faculdade de Ciências Naturais da Universidade do Rosário e o Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian (STRI) dos Estados Unidos.

Fóssil mais antigo
O fóssil encontrado representa o registro mais antigo dessas tartarugas, sugerindo que elas habitaram a Terra há cerca de seis milhões de anos, durante o período do Mioceno Superior. Nesse período, o planeta estava passando por mudanças significativas, com um clima mais frio e seco, a formação de geleiras nos polos, além de uma diminuição no nível do mar e na quantidade de chuvas.
Os pesquisadores conseguiram identificar a presença de células ósseas preservadas (osteócitos) com estruturas semelhantes a núcleos e realizaram testes para confirmar a presença de material genético nos cascos fossilizados.

Os fósseis caribenhos do Panamá que conseguimos resgatar ao longo dos anos estão ajudando a reescrever a história dos vertebrados marinhos do Istmo”, disse o cientista coautor do estudo, Carlos De Gracia.

(Foto: Divulgação/Universidade do Rosário/STRI)