Cultura

Futurama continua genial

Com a onda de reboots fracassados, o desenho animado de Matt Groening, criador de ‘Os Simpsons’ e ‘Desencanto’, surpreende e consegue manter sua essência sem ficar datado, mesmo 10 anos depois de sua temporada anterior.

Do que se trata
Na noite de ano novo de 1999, o entregador de pizza infeliz com a vida Phillip Fry Jr. cai em um trote e chega em uma empresa de criogenia onde não havia nenhum pedido, na contagem dos últimos segundos, ele senta e ao abrir uma bebida tropeça em uma cápsula e acorda em outra comemoração, dessa vez, o início do ano 3000.

O grande resumo
A escolha arriscada dos roteiristas foi, na 8ª temporada, fazer as críticas e as piadas que fariam na última década, algo que deu incrivelmente certo. Até o momento, o cartoon ironizou os serviços de streaming — sendo que foi um deles, Hulu, que ressuscitou o programa — o monopólio da Amazon, as criptomoedas, a cultura do cancelamento, universos simulados e a pandemia com direito ao bombardeio de notícias falsas sobre a doença e suas vacinas. Tudo isso, claro, com muito humor.

O problema de comentar assuntos do passado foi superado pela qualidade da escrita e desenvolvimento, que intercalava com episódios que deram continuidade às narrativas dos personagens. Ainda é tudo muito engraçado e relevante.

Simplesmente nunca morre
Essa não foi a primeira vez que Futurama retornou quando menos se espera. A série que começou em 1999 durou quatro temporadas, e mesmo aclamada pela crítica, passou por inúmeras mudanças de horário na programação até ser finalmente cancelada pela Fox em 2003.

Ainda em 2007, o Comedy Central decidiu produzir quatro filmes para DVD, que foram transformados em 16 novos episódios, organizados numa quinta temporada, já em 2009 a emissora decidiu renovar mais uma vez, com uma vida curta, dessa vez, que só durou por duas novas temporadas, finalizando novamente em 2013, com os criadores vociferando que seria difícil retornar para as telinhas.

Isso foi antes, claro, do advento dos variados serviços de streaming, que permitiu o desenvolvimento de novas tramas pela quarta vez. Agora, em 2023, os fãs farão de tudo para que um novo cancelamento não venha tão cedo.
No último episódio da 7ª temporada, na tela de abertura, lê-se as palavras “vinguem-nos”, e como relata a própria opening da nova leva de episódios, a equipe e quem ama o desenho foram devidamente vingados!
Futurama é distribuído no Brasil pela Star+.

Erik Zannon

Erik Zannon

Erik Zannon Graduando em Relações Internacionais, quinto período, Multivix

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish