Religião

A visita que todos necessitam

Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas (Lucas 10.38)

Quem nunca recebeu uma visita inesperada? Daquelas que quando chega, você não faz questão que vá embora, de tão aprazível que é? É bem verdade, que existem inúmeras visitas que desejamos nunca receber não é mesmo? E não é somente de pessoas não, as vezes alguns processos que enfrentamos que persistem em permanecer em nossas vidas como doenças, dor, tristeza, em outras vezes o luto, e por aí vai. Contudo, eu não quero falar desse tipo de visita indesejada, eu quero falar de um visitante ilustre e que, apesar de ser amigo, ele também chega sem avisar, porém, ele é educado, ele bate pra saber se é bem-vindo e se pode entrar!
É isso aí, estou falando de Jesus de Nazaré, esse homem que onde chegava transformava tudo a sua volta e, talvez, seja por isso que inúmeras pessoas faziam questão de recebê-lo em suas casas, mesmo não O conhecendo pessoalmente. E com a família de Lázaro não era diferente, eles amavam receber a visita de Jesus, e eu, particularmente acredito, que Ele também gostava de visitá-los, pois a Bíblia narra Jesus indo visitá-los mais de uma vez, o que me faz pensar: o que de tão bom tinha naquela casa? Não sei se você conhece a história mas, Lázaro morava na aldeia de Betânia com suas duas irmãs, Marta e Maria, e eles eram amigos próximos de Jesus, pois, segundo escreveu João sobre a ressurreição de Lázaro, quando foram avisar a Jesus que Lázaro estava enfermo, pediram para avisá-lo da seguinte maneira: …Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas (João 11.3).

Logo, isso nos faz ver o amor e a atenção que Jesus tinha para com aquela família. Jesus, então, é recepcionado na porta por Marta e, mais que depressa, ela cuida em preparar algo para o mestre, enquanto sua irmã Maria se lança aos pés dEle para ouvir o que tinha a dizer. É engraçado porque, embora ambas tenham tido atitudes distintas para melhor acolher o mestre, a Bíblia vai nos mostrar que Jesus agradou-se mais da atitude de Maria. E você já se perguntou o porquê? Afinal, Jesus estava vindo de uma viagem, e é natural que ele estivesse com fome, ou então com sede e, assim como é o esperado, também em nossa cultura, quando a visita chega, automaticamente, nós já lhe oferecemos algo para degustar ou tomar.

Contudo, Jesus não foi anunciado a elas, ou seja, elas não O esperavam! Mas cá pra nós, quem que recebe uma visita, e ainda que não tenha preparado nada, a deixa sozinha, indo preparar algo para esta comer? Não é o certo, mas, sem dúvidas, existem pessoas que ainda hoje procedem igual a Marta. Contudo, também não é errado que queiramos receber nossas visitas da melhor maneira, porém, devemos nos lembrar do que disse Salomão, aos provérbios, inspirado por Deus: “há um tempo para todas as coisas debaixo do sol” … ora, a única coisa que Jesus quer é que encontramos um tempo para gastarmos também com Ele, pois não quer você se sacrifique, nãaaaao… Ele é o maior interessando, em mostrar o proveito que você terá em manter essa amizade!

Mas, para isso, Ele precisa de tempo, do seu tempo. Têm casas que Jesus está batendo ixiii…faz é tempo, querendo entrar, no entanto, não tem encontrado lugar, e têm outros que até permitiram que Ele entrasse, porém estão como Marta, tão ocupados com seus afazeres e seus problemas, que deixaram Ele no canto! Assim como o Senhor falou ao povo de Israel mesmo depois de terem se rebelado contra Ele no deserto, hoje eu também falo a você: “…Se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, Ele também será com você!” (Hebreus 3.7-19).

Eu não sei em qual desses cenários encontra-se você, e também não me adiantaria saber, pois, realmente eu nada posso fazer, no entanto, eu lhe garanto, com toda certeza, que se você deixar que esse Deus entre em sua casa, quer seja física ou espiritual, é notório que algo extraordinário vai acontecer! Ele não exige casa limpa, roupa lavada, comida pronta, nada disso, Ele quer realmente entrar pra colocar as coisas no lugar, ou quem sabe modificar algumas. Então, só abra a porta e deixa Ele à vontade!

Karla Macrina dos Santos Cribari

Karla Cribari

Karla Cribari Pedagoga, formada pela faculdade Doctum de Vitória

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish