Educação

Alunos do Acre são semifinalistas em feira nacional por criarem climatizador sustentável

A escola João Calvino tem sido referência no Estado com relação a projetos que acabam incluindo questões importantes da sociedade no cotidiano desses alunos

Mais uma vez os alunos da escola pública João Calvino estão nas semifinais da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Desta vez, os alunos do 2º ano “A” emplacaram um projeto de climatização sustentável para pequenos ambientes. O climatizador é feito de materiais recicláveis e reutilizados, de forma simples e prática. É utilizada uma caixa de isopor para manter a temperatura, um joelho de PVC, um cooler de computador de 12 volts, uma bateria de 9 volts e alguns fios elétricos, utilizando água gelada e gelo como combustível.

Ele será utilizado no refeitório da escola com o intuito de climatizar o ambiente e futuramente se difundir em outros ambientes, como: hospitais sem devida climatização, escolas rurais, ambientes públicos e até mesmo na residência da população”, explica Paulo Cezar Augusto, um dos coordenadores do projeto.

Após a coleta do material, a montagem da engenhoca leva cerca de 30 minutos. Uma ideia completamente sustentável, que trabalha a reciclagem e pensa em alternativa para amenizar os impactos das altas temperaturas.

O climatizador foi pensado inicialmente visando a melhoria na qualidade de vida dos alunos da escola, amenizando a sensação de calor excessivo e desconforto causado”, disse.

O projeto foi desenvolvido e pensado há quase um ano. Durante este período, houve testes aprimorados e estudos sobre o protótipo. A lista dos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) deve ser divulgada em janeiro do ano que vem. Todos os 500 Semifinalistas participarão da etapa de avaliação on-line na segunda quinzena de janeiro. A escola João Calvino é a única do Acre a ser finalista da feira.

Para Heloísa Gabrielly Braga de Lima, de 16 anos, uma das alunas envolvidas nesse projeto, esse tipo de engajamento científico que a escola proporciona é importante para o desenvolvimento dos estudantes.

Além de abrir a mente dos alunos para pensar de modo sustentável e ver as possibilidades que a sustentabilidade traz, nossa escola também trabalha bastante nessa ideia da produção de projetos, o que nos ajudou a ter a iniciativa em pensar em um projeto sustentável que ajudasse a vida das pessoas. Além disso, foi uma grande conquista passarmos como semifinalistas para a Febrace, evento de extrema importância e que nos possibilita mostrar nosso projeto para todo o Brasil, podendo assim, alcançar ainda mais pessoas”, disse.

Além de Heloísa, o projeto também é assinado pelos alunos Melissa Evenly da Costa Torres; João Pedro Sena Vidal e Geovanna Araújo Chaves. Além do professor Paulo Cezar, Cícero Nascimento Oliveira e Marcella Pires também completam a orientação dos alunos.

Referência
A escola João Calvino tem sido referência no estado com relação a projetos que acabam incluindo questões importantes da sociedade no cotidiano desses alunos, que iniciam um processo de pesquisa para também solucionar algumas questões.

Desde 2013, a Escola Presbiteriana João Calvino, que abrange Ensino Fundamental II e Ensino Médio, tem se dedicado a incluir na grade escolar os eixos: ciência, tecnologia, meio ambiente e sociedade. O intuito é fazer com que os alunos entendam a ciência; saibam empregá-la no dia a dia, no que diz respeito ao meio ambiente, e levem respostas à sociedade.

Entre os projetos, há o biodigestor que substitui gás de cozinha, que ganhou o prêmio destaque da 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e ficou com 5º lugar na votação popular; placa solar feita de papelão e garrafa; e o aplicativo de Olho no Rio, que tem como finalidade a resolução dos problemas sociais. A plataforma contém vários tipos de informações importantes sobre os principais rios e seus afluentes.

Fonte: Portal Amazônia

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish