Gratidão
“Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” (Salmos 116:12)
Você sabe o significado da palavra gratidão? Etimologicamente falando, gratidão vem da palavra latina gratus, que é traduzida como estar agradecido ou ser grato. Além disso, gratidão deriva também de gratia, que em latim quer dizer graça, e graça, por sua vez, significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe!
Esse é o sentido da palavra gratidão segundo a ciência, mas, pra você, qual o verdadeiro significado dessa palavra? Não responda ainda, vou compartilhar algo contigo que talvez o ajude a pensar melhor sobre essa tal gratidão. Há dois meses, aproximadamente, estávamos num culto que chamamos de “Santa Ceia” na igreja em que reúno e este culto, especificamente, é considerado muito especial para nós, pois, no partir do pão, exercemos a comunhão entre irmãos em um ato simbólico e, assim, relembramos a morte e ressurreição de Cristo. Em dado momento, uma de nossas irmãs espiritual recebeu a oportunidade para cantar uma canção, e ela cantou de forma tão linda, que todos que estavam ali, ou pelo menos quase todos, vibraram com ela e se emocionaram. Um dia depois, essa mesma irmã sofreu um grave acidente automobilístico, e precisou ser submetida a diversos procedimentos cirúrgicos nos dias posteriores, contudo, mesmo depois de passar por tantos procedimentos, o diagnóstico foi tetraplegia, ou seja, ela perdeu todo o movimento do corpo vindo a ficar numa cadeira de rodas e a respirar por meio de aparelhos! Durante todo esse processo, fizemos diversas equipes para visitá-la, e cada irmão que voltava de lá vinha perplexo com a força que essa menina, mãe e esposa de 23 anos, transmitia para cada um que lá chegava. A voz dela já não se ouve mais, pois foi preciso fazer uma traqueostomia, mas ainda assim quando cantávamos em uma das visitas ela mexia os lábios e se emocionava como se estivesse sentindo vontade de voltar a falar também! Gratidão…favor imerecido!
Quem sabe você está esperando algo estupendo acontecer na sua vida para agradecer, contudo, eu lhe afirmo: estar vivo hoje é uma dádiva de poucos, um favor que não se pode pagar, suas conquistas pessoais podem até ter sido por mérito seu, mas sua vida NÃO! E é justamente isso que o salmista Davi queria dizer, quando ele diz não saber o que oferecer para aquele que lhe deu tudo. Tá respirando? Agradeça … Só agradeça! Não espere chegar dia 31 de dezembro para abraçar ou agradecer àqueles que estiveram ao seu lado esses 365 dias, faça agora, ame agora, sorria agora, curte agora, chore agora, se arrependa agora, peça perdão agora!
Olha o que está escrito em Mateus 6.34: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. O que tiver de fazer, faça hoje, pois o amanhã pode não acontecer pra um de nós, ou para aquele que você ama. Eu sei que o ano não foi nada fácil, algumas coisas costumam sair do nosso controle, é assim mesmo! Tá respirando? Então vá em frente, torne seu dia melhor, e mostre para aquele que te deu a vida que Ele não apostou em você em vão!