Arq & Urb

Pás de turbinas eólicas viram móveis para espaços públicos

Startup americana usa o design para dar um novo destino aos equipamentos, criando bancos e mesas

Por Natasha Olsen

A energia limpa gerada pelo vento é um dos caminhos para um futuro melhor. Mas, para gerar energia eólica são usadas grandes turbinas e este material tem um impacto ambiental, já que a reciclagem é difícil e os equipamentos são enormes. Para ajudar a solucionar este problema, uma startup americana promete dar um novo destino às turbinas eólicas usando o design e promovendo a economia circular. Com sede em Ohio, a Canvus reutiliza as grandes pás para produzir móveis.
De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, as turbinas eólicas têm uma vida útil de 30 anos. A tecnologia para reciclagem já existe, assim como versões menores destes equipamentos, mas de fato é necessário encontrar uma nova utilidade para as grandes pás que não vão ser mais usadas — que frequentemente acabam sendo enviadas para os aterros.

Com o trabalho da Canvus, esta parte da turbina ganha novos formatos e se transforma em mobiliário para espaços públicos. Além de reaproveitar as pás, a empresa usa outros materiais recuperados, como o alumínio e a borracha de pneus e sapatos, além de carpetes que chegaram ao fim da vida útil ou até mesmo cascas de arroz descartadas pela indústria agrícola. O importante é dar um destino melhor para o que seria jogado fora, mas que ainda pode ser muito bem aproveitado!

Arte e logística

Entre as facilidades oferecidas pela Canvus está a escolha da cor: os móveis são entregues com cores neutras para que cada peça possa ser decorada de acordo com o local onde vai ser instalada. A logística também é uma preocupação da empresa: as pás são recortadas no próprio parque eólico, as partes seguem seguem para a fábrica e depois o mobiliário é entregue no local definitivo.

Por enquanto os móveis estão disponíveis apenas para os Estados Unidos, com várias cidades incorporando os itens aos seus espaços públicos. Além de Avon, Ohio, onde fica a sede da Canvus, North Chicago, Illinois; Colorado Springs, Colorado; Tehachapi e Califórnia já receberam mobiliário feitos com pás de turbinas eólicas. Os preços de cada item variam de US$ 5.900 a US$ 9.800.

Para garantir o reaproveitamento total das pás, as partes que não podem ser utilizadas para a fabricação de móveis ou quaisquer subprodutos são trituradas para diversos usos, como adição ao cimento como agregado.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish