Mobilidade Tecnologia & Inovação

Orca: conheça o carro voador militar

eVTOL Orca promete ser fácil de carregar e descarregar, e pode ser usado para transportar cargas militares ou evacuar pessoas

Por Vitoria Lopes Gomez

A entrega usando drones e eVTOLs ainda não decolou, mas é um esforço por parte de algumas empresas do setor de vendas, como Amazon e Walmart. No entanto, conforme a popularidade da modalidade aumenta, os dispositivos precisam dar conta das diferentes cargas a serem transportadas — e dos diferentes setores que querem empregá-los.
Um deles é o militar — e foi pensando nisso que a Traverse Aero Corporation começou a desenvolver o Orca. A aeronave de decolagem e pouso elétrico vertical (eVTOL, na sigla em inglês) funcionará assim como os drones de entrega, mas no ramo militar e, para dar conta das necessidades do setor, foi projetada para carregar cargas empilhadas em pallets.

O Orca será um eVTOL com propulsão híbrida: um motor a combustível de aviação vai gerar eletricidade para alimentar os motores das nove hélices que o tiram do chão. Segundo o New Atlas, as asas são inclinadas verticalmente durante a decolagem e pouso (as hélices ficam parecidas com as de um helicóptero) e giram na horizontal para voarem para frente. A aeronave deve alcançar uma velocidade de 241 km/h e um alcance híbrido de 966km.

Já na parte da carga, poderá carregar 250kg apoiados sobre pallets de tamanho padrão, acomodados em um compartimento de 1,7 metros cúbicos. A carga e recarga são feitas através de portas que abrem para cima (estilo gaivota) em cada lado do Orca. Ainda, o tamanho externo da aeronave é compacto, com seis metros (sem contar as asas, que podem ser separadas do restante da carroceria). Assim, ele pode ser transportado em contêineres até o local onde será usado.

O Orca pode ser usado de forma autônoma, seguindo uma trajetória de voo programada antecipadamente, ou controlado remotamente por um sistema de IA. Para facilitar um mesmo trajeto, um conjunto dos eVTOL pode ser controlado dessa forma ao mesmo tempo.

Pela sua estrutura simples, a agilidade no carregamento está garantida. Conforme afirma a Traverse, duas pessoas devem poder descarregá-lo e colocá-lo de volta em operação em 30 minutos. Assim, o Orca pode ser usado como transportador de cargas militares, mas também para evacuar vítimas de campos de batalhas ou locais de desastres, realizar reconhecimento ou até servir como uma plataforma para lançamento de drones menores.

(Foto: Traverse Aero Corporation/Reprodução)

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish