Bem-estar

A ciência explica por que a chuva dá sono

Se você sente mais sono em dias de chuva, a preguiça pode não ser a única culpada (e a ciência explica o porquê)

Por Vitoria Lopes Gomez

Se você já acordou em um dia chuvoso e teve mais dificuldade para levantar da cama do que o normal, não está sozinho. Isso também não tem a ver (só) com preguiça — a ciência explica por que a chuva tende a nos deixar como mais sono: tem relação com a forma como o clima afeta o nosso corpo.
A preguiça pode até ser um fator que dificulta a vida nos dias chuvosos, mas não é a única. Como destaca o site IFLScience, os raios ultravioleta presentes na luz solar estimulam a liberação de serotonina (o “hormônio da felicidade”, responsável pelo estado de alerta e bom humor) e a diminuição da produção de melatonina (responsável por induzir sono e, quando em menor produção, nos manter acordados).
Como os dias de chuva costumam vir acompanhados de nuvens escuras, a exposição solar diminui e, consequentemente, os hormônios fazem o caminho contrário: menos serotonina e mais melatonina. Segundo Darius Loghmanee, especialista em sono do Centro Médico Advogado de Cristo, nos EUA, o ambiente em que estamos influencia no sono. Por exemplo, se estamos costumados a dormir em um quarto escuro, um local claro pode dificultar isso.

A umidade também pode justificar a “preguiça”. Quando chove, o ambiente fica mais úmido. Como resposta, o corpo trabalha mais para manter a temperatura estável, o que demanda energia e nos deixa mais cansados. Outro fator é a pressão. Se a chuva se transformar em uma tempestade, a pressão atmosférica fica mais baixa, o que reduz os níveis de oxigênio no ar. Isso pode causar uma privação de oxigênio nas pessoas (ainda que leve), causando sonolência.

Se você acha que o som da chuva ajuda a dormir, está cientificamente certo. A chuva é um tipo de ruído rosa, um som baixo e suave, com um espectro de frequência sonora específica que ajuda a dormir (e manter o sono profundo) e prolongar a memória. Além disso, ele bloqueia outros barulhos ao redor que podem perturbar o sono.

O excesso de sono em dias de chuva, inclusive, pode ser um sintoma de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), uma depressão relacionada às mudanças climáticas ou de estações. Embora ele possa acontecer a qualquer época do ano, muitos pesquisadores associam o TAS à redução nos níveis de luz durante o inverno.

Um possível tratamento para acabar com o sono nesses casos é a fototerapia, uma técnica que aumenta a exposição aos raios ultravioleta e estimula (ou inibe) a produção dos hormônios. A níveis menores, em que a preguiça realmente fala mais forte, exercício físico, hidratação e alimentação balanceada podem ser o segredo.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish