Internacional

Gangues dominam capital do Haiti

Gangues ameaçam derrubar governo e expulsar forças internacionais

A situação no Haiti é de caos e violência. A CNN enviou repórteres para a capital, Porto Príncipe, que parece tranquila vista de cima, com suas casinhas brancas nas montanhas verdes que cercam uma baía reluzente. Mas andar pelas suas ruas esburacadas é uma decisão arriscada. A cidade está sob o domínio de gangues cruéis, que atacam os moradores, dividem os bairros em territórios de guerra e isolam o porto internacional do Haiti do resto do país.

Vídeos de tortura viralizam
Os vídeos mais vistos na internet nesta cidade são cenas de tortura, filmadas e publicadas pelas gangues para espalhar o terror e forçar o pagamento de resgates para as milhares de pessoas sequestradas. No mês passado, logo depois de chegar ao aeroporto Toussaint L’Ouverture da cidade, uma equipe da CNN começou a receber mensagens de fontes com as últimas imagens brutais: uma mulher amarrada fugindo do fogo enquanto os seus malfeitores riam.

Manifestações reforçam a crise no país
Esse é o cotidiano infernal do Haiti, onde protestos frequentes mostram que a população não aguenta mais. As gangues controlam 80% da capital, segundo estimativas da ONU, e querem o resto. Na última semana, Porto Príncipe foi alvo de uma série de ataques de gangues bem planejados, com grupos armados queimando delegacias e soltando prisioneiros em um ato de desafio ao primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, que é impopular. No domingo (03), o governo do Haiti declarou estado de emergência depois que milhares de detentos fugiram da maior prisão do país.

Chefe do crime fala à midia

Jimmy Cherizier, é mais conhecido em sua cidade natal pelo apelido de “Babekyou”, uma distorção de Barbeque, ou seja, grill (Foto: Reprodução/AP)

Nós decidimos fazer o nosso destino com nossas próprias mãos. A luta que estamos fazendo não é só para derrubar o governo de Ariel. É uma luta que vai mudar todo o sistema”, disse Jimmy “Barbeque” Cherizier, um ex-policial que se autodenomina Robin Hood em sua área, em uma declaração divulgada pela imprensa local.

Erik Zannon

Erik Zannon

Erik Zannon Graduando em Relações Internacionais, quinto período, Multivix

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish