Tecnologia & Inovação

Bateria de areia: sistema revolucionário vai aquecer a Finlândia

A tecnologia de armazenamento de energia térmica tem o potencial de eliminar o uso de petróleo em um município localizado no país

Por Nayra Teles

Uma grande “bateria de areia” futuramente vai aquecer o município de Pornainen, na Finlândia. O sistema é um tipo de armazém de energia térmica que utiliza areia. A expectativa é que a tecnologia possa suprir as demandas por aquecimento da região, eliminando o uso de petróleo e reduzindo as emissões de carbono.
O projeto está sendo desenvolvido pela startup Polar Night Energy, que planeja finalizar sua construção em um ano e um mês. A bateria de areia usa o material como um condutor de calor, armazenando-o para posteriormente gerar energia.
O sistema da Polar Night Energy é um pouco diferente nesse sentido, já que substitui a areia por pedra-sabão triturada. A ideia é transformar o excesso de eletricidade produzida por fontes eólicas e solares em energia térmica por meio de um processo chamado aquecimento resistivo. Isso vai aquecer o ar, que será conduzido por tubos de transferência de calor até as pedras-sabão trituradas. Esse ar quente armazenado poderá ser usado para aquecer as casas de Pornainen durante o inverno.

A bateria de areia da Polar Night Energy terá 13 metros de altura e 15 metros de largura, com uma potência de aquecimento de 1 megawatt e capacidade de armazenar até 100 megawatts-hora de energia térmica. Isso é suficiente para aquecer toda a região de Pornainen e, consequentemente, reduzir as emissões de carbono do município.

Segundo a startup, as emissões de dióxido de carbono devem ser reduzidas em 70% com o uso da tecnologia, já que eliminará a necessidade de petróleo e diminuirá aproximadamente 60% a queima de resíduos de madeira, como a serragem.

Segundo a startup, as emissões de dióxido de carbono devem ser reduzidas em 70% com o uso da tecnologia, já que eliminará a necessidade de petróleo e diminuirá aproximadamente 60% a queima de resíduos de madeira, como a serragem. Embora ainda existam desafios, como a perda de energia na conversão térmica, o potencial econômico e ambiental das baterias é animador.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish