Economia

A pessoa certa para o desafio que você quer superar

Por Júliana Prádo

É sempre desafiador compreender até que ponto alguém está disposto a enfrentar situações adversas em busca de uma vida melhor. Esses dias eu pensava sobre o motivo das pessoas aceitarem ou não determinada oferta de trabalho e a relação da oferta com a forma como é lançada ao candidato. Cada indivíduo interpreta oportunidades e desafios de acordo com sua perspectiva, usando seu sistema de crenças gerado por suas experiências de vida.
Essa interpretação pode ser mais pessimista mediante a oferta apresentada ou mais otimista, dependendo de como a pessoa recebe a informação. Parece lógico isso e até simples, no entanto, já parou para pensar que 100% do tempo estamos influenciando pessoas e que podemos estar contando uma situação com o ponto de vista de uma pessoa que não está em nível de crenças, necessidades e urgências de quem irá aceitar a oferta?

Quero dizer que a habilidade do empresário de expressar-se de forma inspiradora os planos e os desafios que ele está disposto a viver e que precisa de apoio para tal, pode, por vezes, influenciar candidatos que, por desprepara, podem aceitar ofertas nas quais não são capazes de julgar o impacto em suas próprias vidas, comprometendo-se com projetos que não podem cumprir e no final, o impactado acaba por sem o empresário.

Você leitor pergunta então, será que não encontraria também aquele que conecta e vai? Sim, é possível sim. E quando isso acontece é maravilhoso, pois estamos sempre buscando pessoas em quem confiar para investirmos nelas e podermos crescer. Agora, pare e pense. Você realmente confiaria um projeto audacioso de vida a uma pessoa que você não sabe se está na mesma velocidade de vida que você? Não.

Então porque continuamos contratando vendedores sem uma boa análise de perfil, seleção e treinamento para início de trabalho? Porque ofertamos remuneração tão baixa ao invés de darmos condições da pessoa se desenvolver e mostrar resultados? Deixamos para o dia a dia nos estressar e provar que estamos contratando mal e nos fazendo acreditar de que não há mão de obra qualificada.

Pense nessa frase: Objetivo não se altera. O que altera é a atitude. A nossa. Quando mudamos os parâmetros, a direção e as regras, mudamos o resultado. E qual é a nossa responsabilidade enquanto empresários?

Somos transformadores da realidade
Empresários visionários como Elon Musk transformaram a realidade ao liderar iniciativas que visam revolucionar setores inteiros, como a exploração espacial com a SpaceX. Ao oferecer uma visão de futuro, esses líderes inspiram outros a embarcar em jornadas desafiadoras.

Somos vendedores de sonhos
Steve Jobs, cofundador da Apple, foi mestre em vender um sonho. Ao apresentar produtos inovadores e focar na experiência do usuário, Jobs conquistou seguidores dedicados, evidenciando como a narrativa de um sonho compartilhado pode impulsionar equipes na direção de objetivos comuns.

Somos tomadores de decisões difíceis
Em momentos cruciais, líderes como Nelson Mandela enfrentaram decisões difíceis para promover a justiça e a igualdade. Ao liderar a luta contra o apartheid, Mandela mostrou que, por vezes, as decisões mais difíceis são necessárias para construir um futuro mais justo.

Algumas pessoas se conectarão conosco e nos permitirão guiá-las, mesmo que o projeto não represente uma trajetória ideal para elas. Outras terão clareza do caminho e escolherão caminhar juntas, enquanto algumas simplesmente não se identificarão.

Para aqueles que decidem seguir conosco, surge uma profunda reflexão. Movemos indivíduos de suas vidas para integrarem um sonho que estamos construindo e detendo a palavra final nas decisões. Assumimos, assim, a responsabilidade por aqueles que escolhem trilhar conosco. Até que ponto estamos cumprindo essa responsabilidade?

Empresas como a Patagonia demonstram responsabilidade social ao adotar práticas sustentáveis, envolvendo sua equipe em uma missão maior de preservar o meio ambiente. Esse compromisso reflete não apenas em produtos de qualidade, mas também na formação de uma comunidade engajada. Se você se encontra nesse momento, é crucial estar ciente de que pode tornar esse caminho mais inspirador e promissor, transformando-se em um líder exemplar para sua equipe. Seguem algumas dicas:

Inspire pelo exemplo
Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, inspira sua equipe ao liderar através do exemplo. Ao desafiar limites e mostrar coragem em empreendimentos ousados, Branson cria uma cultura onde a inovação e a ousadia são valorizadas.

Comunique uma visão clara
Jeff Bezos, fundador da Amazon, é conhecido por comunicar de forma clara e apaixonada a visão da empresa. Ao manter todos alinhados com metas e objetivos, ele construiu uma equipe coesa que trabalha rumo a um propósito comum.

Promova um ambiente de confiança
Empresas como a Google incentivam um ambiente de confiança, onde os funcionários se sentem livres para expressar ideias e assumir riscos. Esse tipo de cultura promove a inovação e fortalece o compromisso da equipe com os objetivos da empresa. Trabalhe sua liderança para que você atraia as melhores pessoas e saiba lidera-las durante a jornada, pois será para a vida toda.

Júliana Prádo
Engenheira de Produção, empresária e estudiosa da Filosofia de Napoleon Hill

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