Doenças de outono: conheça as mais comuns e saiba como evitar
A temperatura cai, as chuvas ficam mais escassas e a poluição aumenta — a receita perfeita para as doenças de outono, geralmente problemas respiratórios bem desagradáveis. A estação, que começou no dia 21 de março, também traz desconfortos como rinite, asma, bronquite, gripe e covid-19.
“O outono é uma das principais épocas do ano onde a coisa complica. Tem a oscilação de temperatura, a umidade do ar fica bem mais baixa e há uma concentração de poluentes na atmosfera. Todos esses fatores acabam interferindo na parte respiratória”, ressalta o pneumologista Leandro Salviano, da Clínica Salviano, em São José do Rio Preto.
Os ambientes tendem a ficar mais fechados. Isso aumenta o contato e a proliferação de fungos e ácaros. Além disso, as pessoas ficam mais aglomeradas, além de lavarem menos as mãos, o que aumenta as chances de transmissão de resfriados, gripe e Covid-19. Assim, as condições climáticas e esses vírus respiratórios agravam condições pré-existentes, como enfisema pulmonar, rinites, asma e bronquite.
Os sintomas das doenças de outono são bem variados. Pode ser desde tosse seca, nariz escorrendo, coriza, espirros, até formas um pouco mais complicadas como falta de ar, febre e chiado no peito. Por isso, é difícil diferenciar só com sintomas, tem que ter uma avaliação global para ver o que está provocando”, explica o especialista.
De acordo com o pneumologista, a prevenção das doenças respiratórias é a famosa receita da vovó. Inclui se alimentar bem, descansar o suficiente e manter-se hidratado. O nariz pode ser lavado com soro fisiológico. Além disso, quem tem umidificador, pode utilizá-lo; quem não tiver, pode lançar mão de uma toalha bem molhada nos ambientes. Mas cuidado para não exagerar, pois em vez de ajudar, esses itens podem se tornar focos de ácaros.
Além disso, outra forma de prevenção das doenças de outono, como destaca João Ferreira, é diminuir a possibilidade de contato com agentes virais e que causam alergias.
Assim, antes de começar o outono, já pegar as roupas que estão guardadas nos armários, lavá-las e guardá-las dentro de sacos plásticos. Assim, conseguimos diminuir a contaminação quando o frio chegar”.
Fonte: Vitat