Educação

A educação no Brasil nos dias atuais

Os desafios do novo século impõem à escola uma postura diferente diante da formação de seus alunos. É preciso rever uma nova proposta de educação, o que não é tão simples assim

Há expectativas que a educação no Brasil resolva, os problemas sociais do País, sabemos que sem a educação um país não se desenvolve. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento e na qualidade de ensino dos alunos e da escola. Ao refletirmos sobre a educação brasileira, nos vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no País começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. Sucede, porém, que o problema da qualidade desse ensino nunca foi resolvido nem enfrentado de maneira que venha a ser valorizado. É na Constituição Federal do Brasil que tudo começa. No capítulo dois está estabelecido o direito à educação, citado mais de 59 vezes durante a Constituição. A crise na educação brasileira vem de anos, agravada nos últimos tempos pela pandemia. Os desafios do novo século impõem à escola uma postura diferente diante da formação de seus alunos.

Estamos vivendo na Sociedade do Conhecimento, onde há a exigência de um indivíduo crítico, criativo, reflexivo, íntegro e autônomo. É preciso rever uma nova proposta de educação, o que não é tão simples assim. Esta proposta só é possível acontecer com o envolvimento e a crença nesta concepção de ensino por parte do corpo gestor, docente, discente, enfim de toda a comunidade escolar e, principalmente, dos governantes. Ela requer modificações de formação e preparação dos professores e alunos e, nesta perspectiva, há a necessidade por parte dos educadores de um novo jeito de ensinar, educar, proceder, ou seja, aprender para poder mudar.

Qual é o papel da educação?
A educação é de suma importância para uma sociedade saudável, para a formação do cidadão e para a transformação da sociedade. A educação é a responsável pela propagação do conhecimento e pela construção de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade. É por meio do conhecimento que o indivíduo impulsiona a sua vida, direciona sua trajetória, desenvolve valores éticos e exerce plenamente sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres. O Art. 205 da Constituição Federal diz “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

O acesso à educação é um direito assegurado na Constituição Federal. Infelizmente, os dados apontam resultados que não condizem com os esforços governamentais e os investimentos feitos na área. O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre seis e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional na sociedade entre pessoas de 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que conseguem chegar ao 5º ano de escolarização, com déficits na leitura; 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam a leitura e a escrita.

Usar novidades tecnológicas como estratégia para tornar o estudo mais interessante seria uma proposta, exemplo disso são os aplicativos e jogos interativos que despertam grande interesse, o Brasil é o que tem o maior percentual de jovens entre 20 e 24 anos que não estudam e nem trabalham.

Assim, é fundamental reavaliá-la periodicamente e propor atualizações que possam ir ao encontro das necessidades e motivação dos alunos, melhorando o processo de ensino e aprendizagem. Apesar desse cenário desfavorável, temos a esperança que é possível mudar o olhar da educação no Brasil com ideias criativas e inovadoras. Uma delas é utilizar os dados para mudar a realidade de cada escola, município ou Estado brasileiro. Precisamos rever a qualidade da educação que está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores.

Os professores não podem ser tomados como atores únicos nesse cenário.
Em geral, precisamos nos empoderar sempre de uma concordância de que a educação é um tema central em todas as esferas sociais, a educação sofre uma série de consequências negativas e uma das principais é a evasão escolar que interfere na consolidação da desigualdade social. Não podemos perder esses cérebros de uma geração senão perderemos o futuro. A educação é vital para transformar o Brasil em um País mais justo.

Léia Flauzina

Léia Flauzina

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Autismo, Neurociência, Aprendizagem e Mestre em Educação, Escritora, Palestrante e Neuroterapeuta

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