Meio ambiente

Vespa brasileira ganha nome em homenagem a Jackie Chan

O inseto foi descoberto em 2020 por cientistas brasileiros, que nomearam a vespa Jackie Chan em homenagem ao ator, de quem são fãs

Por Bárbara Giovani

Não é incomum que cientistas homenageiem celebridades ao batizar novas espécies de animais e plantas. Há, por exemplo, a cobra Harrison Ford, a aranha Messi e, agora, também há a vespa Jackie Chan — e pode aparecer no território brasileiro.
O inseto foi descrito em artigo científico publicado na revista Zootaxa. No total, o estudo apresentou 15 novas espécies de vespas, resultado de uma pesquisa com cientistas brasileiros do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também participou um pesquisador da Finlândia.

Além da vespa Jackie Chan, o famoso artista marcial e ator de Hong Kong também inspirou a nomenclatura de outra espécie: o lagarto Cnemaspis jackieii. De acordo com o estudo, a estrela de Hollywood também foi inspiração pro nome da vespa porque o líder da pesquisa é um grande fã do ator.

Uma das 26 espécies já descritas que pertencem ao gênero Acrotaphus, a vespa Jackie Chan é uma parasita de aranhas das famílias Araneidae e Tetragnathidae. Em geral, ela pode ser encontrada na região amazônica, na América do Sul. Especialmente em partes de floresta do Brasil, Equador, Guiana Francesa, Nicarágua e Peru.

As principais características da vespa são sua cabeça preta, o aparelho bucal de cor laranja e as asas amareladas. Em geral, os representantes machos do inseto medem entre 0,8 e nove milímetros, enquanto as fêmeas têm aproximadamente de 13 a 16 milímetros.

Em geral, as fêmeas possuem cerdas na cabeça, enquanto os machos apresentam essas formações no aparelho genital. Contudo, tanto machos quanto fêmeas têm ocelos nas laterais dos olhos. Essas estruturas são conhecidas como “olhos primitivos”, pois possuem células sensíveis à luz, que se conectam ao nervo óptico do animal.

Veja algumas imagens da vespa Jackie Chan abaixo

(Imagem: Pádua & Sääksjärvi/Reprodução)

(Fotos de capa: Pádua & Sääksjärvi/Reprodução/Wikimedia Commons/Reprodução)

Fonte: Giz Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish