Saúde

Entenda como checar a pulsação e o que ela diz sobre sua saúde

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Por Milena Vogado

O coração bombeia sangue para todo o organismo, e é daí que vem o movimento de pulsação, que fornece pistas cruciais sobre a saúde cardíaca. Por isso, o autoexame do pulso é uma ferramenta valiosa para prevenir e identificar rapidamente possíveis problemas.
Segundo o Dr. Alexsandro Fagundes, cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), além de verificar a frequência cardíaca, a checagem do pulso pode identificar alterações do ritmo que permitem a busca precoce por avaliação clínica adequada.

Conforme o médico, arritmias assintomáticas, como bradicardia (frequência cardíaca abaixo de 50 batimentos por minuto) e taquicardia (frequência acima de 100 batimentos em situação de repouso), são fáceis de perceber através da pulsação.

A detecção de irregularidades, como batimentos sem uma cadência normal, que variam bruscamente de frequência, pode ser indicativa de condições como fibrilação atrial ou extrassístoles frequentes”, afirma.

O autoexame do pulso surge como uma prática simples, porém eficiente, para monitorar a saúde cardíaca e identificar precocemente potenciais problemas. A melhor maneira de checar o pulso é através do pulso radial, que se localiza nos punhos. Para isso, existe uma maneira prática e rápida de checagem:

  1. Estenda a mão com a palma virada para a frente;
  2. Palpe delicadamente, com os dedos indicador, médio e anelar na região do pulso logo abaixo do polegar;
  3. Você deve sentir nas pontas dos dedos, a pressão dos batimentos do seu pulso, que é possível contar e perceber o ritmo;
  4. Caso não sinta o pulso, aplique um pouco mais de pressão na região, mude um pouco a posição dos dedos ou tente no outro punho;
  5. Conte o número de batimentos em 30 segundos. A sua frequência cardíaca por minuto será esse valor multiplicado por 2. Portanto, se a medida é de 35 batimentos em 30 segundos, a frequência cardíaca é de 70 batimentos por minuto;
  6. Cheque se existe variação estranha entre os batimentos, com pausas ou acelerações.
    De acordo com o cardiologista, variações estranhas entre os batimentos, como pausas ou acelerações, devem ser motivo para procurar um médico.

Fonte: Terra

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish