Educação

A importância da metacognição na aprendizagem

Mas antes vamos entender o que é o termo. Metacognição é a capacidade de todo ser humano de monitorar e autorregular os próprios processos cognitivos, segundo o psicólogo americano John H. Flavell. A teoria da metacognição fomenta de forma efetiva na educação para que educadores e alunos desenvolvam suas capacidades motivacionais, criando condições para ampliar o desenvolvimento das competências intrínsecas, potencializando o processo ensino aprendizagem.
A Neurociência Cognitiva através de seu enfoque no processamento da informação reforça que a mente é um sistema cognitivo, que habilita o ser humano a interagir no seu meio. A metacognição desempenha um papel de suma importância na aprendizagem, pois permite aos alunos observarem e corrigirem seus pensamentos, desenvolvendo estratégias mais assertivas para construir e absorver o conhecimento. Na prática, a metacognição está presente na resolução de problemas, no momento em que o aluno faz uma primeira representação mental da questão a partir dos dados informados e dos conhecimentos relacionados já presentes na memória.

A cognição inclui diferentes processos cognitivos, como a aprendizagem, atenção, memória, linguagem, raciocínio e tomada de decisões, que fazem parte de nosso desenvolvimento intelectual e nossas experiências. Muitos estudos no contexto da metacognição expõe que, com o passar do tempo, os alunos aumentam consideravelmente o controle das estratégias que utilizam e de outros processos cognitivos.

Observamos tais processos nas crianças quando começam a harmonizar os processos cognitivos, vão aumentando o controle sobre o conjunto formado por eles como se aprendessem a conduzir uma grande orquestra. É no ambiente escolar onde acontece a aprendizagem dos indivíduos, onde se inicia a liberdade para se expressar, apresentar duvidas e fazer questionamentos, dando aos alunos a oportunidade de aprender e expandir suas estratégias.

A memória na metacognição tem a função cognitiva de suma importância, que é caracterizada pela percepção, codificação, armazenamento e evocação de informações. Segundo as pesquisas a metacognição indica que uma das grandes mudanças no desenvolvimento, durante os anos escolares é a de como maximizar a aprendizagem e de como fazer uso das capacidades cognitivas mediante as capacidades metacognitivas através da memória.

O desenvolvimento das habilidades de aprender a aprender só é possível ao longo do processo de absorção de conteúdo através da memória, permitindo ao aluno adquirir novas informações de maneira mais eficaz. Por isso, é preciso encorajar a reflexão sobre o processo de aprendizagem e a troca de ideias para expandir a compreensão metacognitiva, ajuda a organizar os pensamentos e direcionar a atenção para pontos de melhoria.

Ao desenvolver a consciência sobre os processos de pensamento, é possível identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias, o que ajuda a otimizar o processo de aprendizagem e reter informações em relação a memória de longo prazo. Os professores são como mediadores na aprendizagem e agem como promotores da autorregulação assumindo um papel fundamental na preparação dos alunos para planejar e monitorar e resgatar as suas próprias atividades através da memória.

Estimulando e oportunizando sobretudo ao aluno refletir as suas próprias operações cognitivas. O professor tem toda possibilidade de criar situações abertas de investigação, as resoluções de problemas complexos no decurso dos quais os alunos são levados a escolher entre várias alternativas e a antecipar as consequências destas escolhas através de vivencias vividas. A metacognição proporcionará aos alunos a assimilação de conhecimento, o desenvolvimento de competências, de planificação e comunicação, de informação sistêmica e estruturada, buscando a compreensão do estilo e perfil cognitivo, a fim de fortalecer áreas já desenvolvidas e estruturadas, assim como alicerçar, motivar e sustentar as áreas que apresentam necessidade de atenção e memorização.

Trabalhando em sala de aula: autoquestionamento; reflexão; motivação para aprender; autogerenciamento entre outras. O processo de compreender os mecanismos da aprendizagem envolve a metacognição e a autorregulação, pois estes possibilitam mudanças quanto à forma de aprender. O aluno não é um simples receptor de informações, mas um agente ativo no processo da construção do conhecimento e o mediador é o facilitador do processo de aquisição do conhecimento.

Investir na promoção de estratégias de autorregulação da aprendizagem valoriza e estimula o desenvolvimento de habilidades e competências que promove o aprender e o reaprender. A aprendizagem ocorre pelo envolvimento de fatores cognitivos/metacognitivos, além das atividades que dependem de propostas e alternativas diferenciadas para estimular a superação de etapas já estabelecidas pelos processos de aprendizagem. Essa capacidade de analisar e escolher a melhor forma de aprender é resultado da experimentação de diversas situações que ocorrem no grupo, pois cada indivíduo tem uma forma própria para aprender.

Léia Flauzina

Léia Flauzina

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Autismo, Neurociência, Aprendizagem e Mestre em Educação, Escritora, Palestrante e Neuroterapeuta

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