Educação

A afetividade e a aprendizagem

Falar em aprendizagem afetiva é se referir a um processo educativo que considera a individualidade de cada aluno e que reconhece o valor do autoconhecimento para o processo e enaltece a importância da interação humana e da interação social na construção do aprendizado.

Qual é a influência da afetividade no processo de aprendizagem da criança?
A afetividade desenvolve o saber e a autonomia da criança, por meio das relações que a criança estabelece com o meio e, por isso, ela deve ser respeitada e amada em seu ambiente escolar, pois em seu processo de aprendizagem ela começa a expressar seus sentimentos e emoções, e dessa forma consegue se desenvolver de forma integral.

O desenvolvimento em relação ao lado afetivo da criança depende de como as situações lhe serão impostas e apresentadas no ambiente escolar, é preciso mostrar que ela faz parte e que está sendo vista, se faz necessário trabalhar com atividades que despertem sua atenção e, principalmente, dar a criança oportunidade e autonomia para que a criança expresse seus sentimentos, sempre lembrando que uma criança é diferente da outra. Por isso, deve-se levar em conta essas diferenças e se preciso for criar estratégias para acolher cada uma delas especificamente, mostrando-lhes que as diferenças que existem e ensinando-as a respeitar a necessidade de cada um. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a afetividade na educação por meio de suas competências gerais, reiterando como ela é importante para o desenvolvimento dos alunos.

No processo ensino-aprendizagem o professor é a ferramenta humana mais importante do processo da construção da afetividade com o aluno, deve passar metas claras e realistas levando o aluno a perceber as vantagens de realizar atividades desafiadoras. O aluno precisa sentir através das emoções a vontade de aprender, e o professor é quem pode despertar essa vontade no aluno, a afetividade na educação constitui um importante campo de conhecimento que deve ser explorado pelos professores desde as séries iniciais, uma vez que, por meio dela podemos compreender a razão do comportamento humano, pois, a afetividade é uma grande aliada da aprendizagem.

A afetividade tem um papel imprescindível no processo de desenvolvimento da personalidade da criança, que se manifesta primeiramente no comportamento e posteriormente na expressão. A afetividade quando trabalhada em sala de aula, o resultado e experiências são positivas, trazendo benefícios na aprendizagem do aluno. Como segurança e confiança no professor são fundamentais para a construção do processo de aprendizagem. O professor, também tem a necessidade de ser aceito e respeitado por esse aluno. Diante disso, a necessidade de afeto do aluno e do professor se entrelaça numa relação recíproca que se evolui durante todo ano letivo, mas no decorrer desse período as necessidades afetivas se modificam e tornam-se cognitivas.

Cognição e afetividade: a cognição consiste em processar as informações. A função da cognição é de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente a todos os estímulos do ambiente em que o aluno está inserido. Na cognição existe diferentes processos cognitivos, como a aprendizagem, atenção, memória, linguagem, raciocínio, tomadas de decisões, entre outros que fazem parte do nosso desenvolvimento intelectual e das experiências.

De acordo com o grande teórico de Henri Wallon, o homem é fruto da combinação entre influências fisiológicas e sociais. Wallon justifica que as potencialidades psicológicas são dependentes do contexto sociocultural em que estamos. Assim, o desenvolvimento do sistema nervoso não seria algo suficiente ao crescimento completo das capacidades cognitivas.

Tudo que se aprende com estímulos positivos é mais fácil de ser gravado na memória, uma aula exposta com ludicidade e estratégias cativantes consegue alcançar as emoções de empoderamento dos alunos. Por isso, é importante adotar nos processos educacionais uma metodologia que considere a dinâmica entre memória e aprendizagem, fortalecendo a fixação dos conhecimentos na mente dos alunos. Mas antes de adotar qualquer metodologia de ensino, é preciso saber como ela realmente funciona, se pode ser aplicada a qualquer criança ou crianças especificas, se realmente terá o fundamento que está buscando.

Construída a partir das interações com informações já adquiridas anteriormente, que ao serem representadas em novos estágios e em diferentes níveis de profundidades, se adequam a capacidade de compreensão do indivíduo e vão gradativamente se tornando mais complexas, na medida que se desenvolve os estágios das emoções. O ensino afetivo é um dos caminhos para que o aluno consiga superar os desafios do aprender. Podemos entender que emoção é capaz de desperta o interesse do aluno de se conectar emocionalmente ao conteúdo escolar e assim ajudando a codificar e realizar associações para uma aprendizagem.

Léia Flauzina

Léia Flauzina

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Autismo, Neurociência, Aprendizagem e Mestre em Educação, Escritora, Palestrante e Neuroterapeuta

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