Educação

Garota brasileira de 13 anos passa em 10 faculdades

Por Renata Dias

Desde cedo Ana Joyce do Carmo Gomes mostra que tem altas habilidades. O feito mais recente dessa brasileira de 13 anos e superdotada foi a aprovação em 10 faculdades e também em um concurso público na cidade de Porto Acre (Acre). Apesar das conquistas, a família decidiu que a garota vai seguir na escola até atingir o que deseja: ser médica e pesquisadora.
“Eu quero estudar medicina para abrir novos horizontes e perceber como o simples ato de respirar é complexo. Desejo descobrir remédios para doenças que até hoje não foram descobertos e, do fundo do meu coração, me tornar uma médica renomada”, disse Ana Joyce.

A família não pretende ingressar com ação judicial para garantir que a superdotada consiga frequentar a universidade. Filha de uma dentista e um coronel do Corpo de Bombeiros, a menina está no 9º ano de uma escolar militar de Porto Acre, onde mora.

Vânia Nery, mãe da garota, disse que a menina faz provas para as faculdades e universidades como teste e para aperfeiçoar a redação. O que vale, inclusive, para o concurso público administrativo da Prefeitura de Porto Acre em que a superdotada errou apenas duas questões. A mãe conta que a filha, diferentemente de outras crianças e adolescentes que têm altas habilidades, não sofreu porque a família buscou compreendê-la e oferecer o que desejava.

“A minha filha não sofreu mais porque sempre ofertei a ela, por fora, quase tudo que ela queria fazer. Mas fico com dó das famílias que não entendem sobre e acabam gerando prejuízo para esse público. Mas seria interessante uma maior divulgação para ampliar as ações voltadas a eles”, afirmou Vânia Nery.

Além de todo o conhecimento Ana Joyce também é aluna do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades do Estado (NAAHAs) e participa do projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas na Universidade Federal do Acre (Ufac). É uma musicista nata e toca 11 instrumentos entre saxofone, piano e violino, entre outros.

Em 2022, ela foi selecionada para representar o Acre em um concerto, no Teatro Amazonas, em Manaus. A menina emocionou a plateia ao tocar saxofone na execução da música “We Are the Champions”, da icônica banda britânica Queen.

Fonte: Só Notícia Boa

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish