Ciência Paleo & Arqueologia

Cientistas descobrem peixe com pulmão que viveu na época dos dinossauros

Os peixes pulmonados possuem vários segredos em relação às alterações que ocorreram durante a transição dos animais da água para a terra

Por Pablo Nogueira

A descoberta de uma espécie extinta de peixe pulmonado pode transformar a ideia sobre a evolução dos Dipnoicos (peixes com pulmão). A nova espécie recebeu o nome Ferganoceratodus edwardsi, em homenagem ao guia de safáris e “caçador de fósseis” Steve Edwards — que encontrou o fóssil do peixe no norte do Zimbábue.
Segundo cientistas, Edwards encontrou um fóssil que viveu há 210 milhões de anos. Aliás, essa classe de peixes ósseos continua habitando a Terra até hoje. Como o nome indica, os peixes com pulmão são famosos pelo seu sistema de respiração. Assim como muitos peixes, os pulmonados possuem bexigas natatórias. No entanto, esse órgão se desenvolve em um pulmão adaptado conforme o peixe envelhece, permitindo que ele respire fora d’água.

Essa habilidade foi extremamente útil quando esses peixes decidiram sair da água e, eventualmente, se tornarem tetrápodes: animais de quatro patas que correspondem a todos os vertebrados maiores que peixes. Portanto, os peixes pulmonados possuem vários segredos em relação às alterações morfológicas e fisiológicas evolutivas que ocorreram durante a transição dos animais da água para a terra.

Steve Edwards, embora não tenha formação em paleontologia, já contribuiu significativamente para descobertas de outros fósseis na região, incluindo uma nova espécie de dinossauro. Por isso, taxonomistas nomearam a nova espécie em homenagem a Steve Edwards por suas contribuições.

O professor Paul Barrett, coautor do estudo sobre a descoberta do novo peixe pulmonado, afirma que Steve é uma “força importante para a paleontologia, pois já descobriu vários sítios do período Triássico no sul da África”. Esse período representa o começo do auge dos dinossauros e a diversificação das espécies de peixes ósseos. “Ao compartilhar suas descobertas, Steve nos ajuda a compreender melhor esse importante momento da evolução”, diz o professor.
Essa nova descoberta é notável porque os registros de fósseis de peixes pulmonados é “paradoxal”, segundo Barrett.

Embora abundantes e diversos durante os primeiros estágios da evolução, os peixes pulmonados começaram a sumir na Era Mesozoica, deixando lacunas no estudo de sua trajetória evolutiva”.

Desse modo, a descoberta do peixe pulmonado F. edwardsi fornece esperança para preencher tais lacunas, pois a espécie viveu no mesmo período dos dinossauros. Segundo Barrett, os cientistas e Edwards devem retornar ao lugar onde o “caçador de fósseis” encontrou o peixe pulmonado em busca de mais espécies que habitaram o período dos dinossauros. A descoberta foi publicada na revista acadêmica “Journal of Vertebrate Paleontology, no dia 31 de julho.

Fonte: Giz Brasil