Pesquisa aponta que pedalar protege os joelhos contra artrose
Esse exercício também contribui o para fortalecimento da musculatura das pernas
Por Guilherme Faber
Andar de bicicleta é uma atividade acessível, ou seja, é de baixo impacto, divertida e traz alguns benefícios adicionais para a saúde. Além desses impactos, um estudo, disponível no Medicine & Science in Sports & Exercise, disse que pedalar protege os joelhos contra artrose.
Esse trabalho pontuou que pessoas que andam de bicicleta tanto ao ar livre quanto na bicicleta ergométrica em academia lidavam com menos ocorrências de dores frequentes nos joelhos e eram menos propensas a ter osteoartrite nos joelhos.
Sendo assim, 25 a 30 minutos de bicicleta durante três dias na semana já podem trazer benefício e, também, o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo indicou Transport, equipamento da academia que simula uma corrida sem impacto. “A fisioterapia é fundamental em qualquer uma das fases com os seguintes objetivos: controle da dor, manutenção do movimento e fortalecimento. O mais importante é consultar um médico que indicará o tratamento adequado”, declarou Marcos.
Os exercícios físicos que fortaleçam a musculatura sem impacto são os mais recomendados. Destaque aqui para a musculação, Pilates e bicicleta entre as mais indicadas”, encerrou o Dr. Marcos Cortelazo.
Fonte: Terra