Tecnologia & Inovação

Tesla anuncia venda de seu projeto inovador de energia virtual

Projeto inovador com sete mil baterias residenciais visa estabilizar a rede de energias renováveis e atender demanda por armazenamento

Por Leandro Costa Criscuolo

A Tesla lançou uma solicitação de propostas para sua inovadora usina de energia virtual (VPP, na sigla em inglês) no sul da Austrália, que consiste em cerca de sete mil baterias residenciais. As informações são do Electrek. Esse sistema, similar à grande bateria de Hornsdale, é projetado para estabilizar a rede de energias renováveis, atendendo picos de demanda e oferecendo serviços essenciais.
O VPP possui uma capacidade de 35 megawatts, com 70% dessa energia combinada com painéis solares residenciais. Os sistemas estão sendo instalados em habitações públicas em parceria com o governo estadual, e a Tesla busca expandir o projeto, mantendo o fornecimento das baterias Powerwall e do software Autobidder.

Energia virtual é um conceito utilizado para descrever um sistema em que múltiplas unidades de armazenamento de energia, como baterias em residências, são conectadas e geridas como se fossem uma única central de energia. Este sistema é conhecido como “virtual power plant” (VPP) ou usina virtual. Os grandes varejistas de energia também estão investindo em VPPs, buscando novas formas de se conectar com os consumidores e adaptar seus modelos de negócios em uma rede cada vez mais distribuída.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish