Educação

Equidade na educação

Na educação, equidade é reconhecer a pluralidade dos estudantes, que cada um tem formas distintas de aprendizado. Nesse sentido, seria necessário partir de uma proposta de ensino que, embora comum a todos, possibilite a adequação ao desenvolvimento individual, com respeito aos limites e ao tempo de cada aluno. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que direciona gestores e professores na hora de pôr em prática seus planos de ensino em sua aprovação, é um exemplo de política pública que atua em nome dessa adequação. A BNCC busca sistematizar e unificar os objetivos de ensino, organizados em competências e habilidades, ao mesmo tempo em que dá liberdade aos atores do sistema escolar para flexibilizar conteúdos e metodologias em função de cada realidade. O objetivo da escola, é claro, é acolher todos os alunos e fazê-los se sentirem incluídos.

Os professores desempenham um papel de suma importância na promoção da equidade. Uma formação contínua, que inclua o desenvolvimento de competências interculturais e a conscientização sobre as desigualdades sociais, é essencial. Os professores capacitados irão implementar estratégias de ensino que promovam uma inclusão com respeito à diversidade. Isso envolve a criação de um ambiente de aprendizado acolhedor e o desenvolvimento de um relacionamento positivo com cada estudante.

IgualdadeEquidade
consiste em tratar as pessoas como iguais, independentemente de quão diferentes elas sejamconsiste em tratar de forma diferente aqueles que não se encontram em situação de igualdade
(Foto: Reprodução internet)

Para isso, é importante:
Reconhecer que os alunos são únicos e têm necessidades diferentes.
Considerar as diferenças de raça, habilidades, histórico financeiro e educacional.
Proporcionar experiências pedagógicas diferentes para cada aluno.
Evitar práticas discriminatórias, como punição por atraso ou códigos de vestimenta baseados em padrões de raça e corpo.
Apoiar as diferenças individuais, por exemplo, permitindo que alguns alunos tenham atenção extra ou permissões para superar contratempo.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contribui para a equidade na educação de diversas formas, como:
• Aprendizagens comuns:
a BNCC define aprendizagens e desenvolvimentos comuns para todos os estudantes, o que ajuda a garantir que todos tenham acesso aos mesmos conteúdos e desenvolvam as mesmas habilidades.
• Organização por áreas de conhecimento: a BNCC organiza as aprendizagens por áreas de conhecimento e etapas escolares, o que ajuda a orientar o ensino para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais.

• Avaliação e monitoramento: a BNCC pode orientar a avaliação e o monitoramento do aprendizado. A escola se compreende como o espaço onde sua relação com a vida, é tudo, pois é neste ambiente que as pessoas vão se desenvolver enquanto cidadãs.

Entre as posturas que precisam ser adotadas para garantir a equidade, uma saída é também investir em políticas públicas. Na sociedade do conhecimento a gente precisa de políticas educacionais que tratam desigualmente os estudantes, olhando o contexto de cada estudante e que, reconhecendo esse contexto de radicais diferentes, estabeleçam uma visão de sociedade buscando o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

O acesso igualitário à educação de qualidade é um desafio global. As escolas devem se esforçar para eliminar barreiras físicas, linguísticas, culturais e socioeconômicas, que impedem as crianças de aprender. Isso pode incluir a adaptação de materiais de ensino e a utilização de tecnologias educacionais inovadoras.

A equidade na educação é um dos propósitos alcançáveis, mas requer compromisso, recursos e uma abordagem holística que considere as necessidades individuais de cada aluno. À medida que avançamos, é essencial que continuemos a avaliar e adaptar nossas práticas educacionais para garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de sucesso. Para promover a equidade na educação, é preciso considerar o contexto de cada estudante e eliminar obstáculos que impeçam que todos tenham acesso à educação de qualidade.

Algumas formas de promover a equidade na educação são: sensibilizar, abordar o tema da desigualdade e empatia em treinamentos, palestras e cursos; investir em políticas públicas apoiar políticas que garantam a qualidade da educação, como a lei 10.639, o PNAE e o projeto de lei 388; revisar o currículo; incorporar questões de comportamentos na formação de professores e no currículo; construir com a comunidade, reconhecer os saberes presentes entre alunos, funcionários, responsáveis e parceiros da instituição de ensino; criar um ambiente acolhedor.

Léia Flauzina

Léia Flauzina

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Autismo, Neurociência, Aprendizagem e Mestre em Educação, Escritora, Palestrante e Neuroterapeuta

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