Equidade na educação

Na educação, equidade é reconhecer a pluralidade dos estudantes, que cada um tem formas distintas de aprendizado. Nesse sentido, seria necessário partir de uma proposta de ensino que, embora comum a todos, possibilite a adequação ao desenvolvimento individual, com respeito aos limites e ao tempo de cada aluno. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que direciona gestores e professores na hora de pôr em prática seus planos de ensino em sua aprovação, é um exemplo de política pública que atua em nome dessa adequação. A BNCC busca sistematizar e unificar os objetivos de ensino, organizados em competências e habilidades, ao mesmo tempo em que dá liberdade aos atores do sistema escolar para flexibilizar conteúdos e metodologias em função de cada realidade. O objetivo da escola, é claro, é acolher todos os alunos e fazê-los se sentirem incluídos.
Os professores desempenham um papel de suma importância na promoção da equidade. Uma formação contínua, que inclua o desenvolvimento de competências interculturais e a conscientização sobre as desigualdades sociais, é essencial. Os professores capacitados irão implementar estratégias de ensino que promovam uma inclusão com respeito à diversidade. Isso envolve a criação de um ambiente de aprendizado acolhedor e o desenvolvimento de um relacionamento positivo com cada estudante.
Igualdade | Equidade |
consiste em tratar as pessoas como iguais, independentemente de quão diferentes elas sejam | consiste em tratar de forma diferente aqueles que não se encontram em situação de igualdade |

Para isso, é importante:
• Reconhecer que os alunos são únicos e têm necessidades diferentes.
• Considerar as diferenças de raça, habilidades, histórico financeiro e educacional.
• Proporcionar experiências pedagógicas diferentes para cada aluno.
• Evitar práticas discriminatórias, como punição por atraso ou códigos de vestimenta baseados em padrões de raça e corpo.
• Apoiar as diferenças individuais, por exemplo, permitindo que alguns alunos tenham atenção extra ou permissões para superar contratempo.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contribui para a equidade na educação de diversas formas, como:
• Aprendizagens comuns: a BNCC define aprendizagens e desenvolvimentos comuns para todos os estudantes, o que ajuda a garantir que todos tenham acesso aos mesmos conteúdos e desenvolvam as mesmas habilidades.
• Organização por áreas de conhecimento: a BNCC organiza as aprendizagens por áreas de conhecimento e etapas escolares, o que ajuda a orientar o ensino para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais.
• Avaliação e monitoramento: a BNCC pode orientar a avaliação e o monitoramento do aprendizado. A escola se compreende como o espaço onde sua relação com a vida, é tudo, pois é neste ambiente que as pessoas vão se desenvolver enquanto cidadãs.
Entre as posturas que precisam ser adotadas para garantir a equidade, uma saída é também investir em políticas públicas. Na sociedade do conhecimento a gente precisa de políticas educacionais que tratam desigualmente os estudantes, olhando o contexto de cada estudante e que, reconhecendo esse contexto de radicais diferentes, estabeleçam uma visão de sociedade buscando o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.
O acesso igualitário à educação de qualidade é um desafio global. As escolas devem se esforçar para eliminar barreiras físicas, linguísticas, culturais e socioeconômicas, que impedem as crianças de aprender. Isso pode incluir a adaptação de materiais de ensino e a utilização de tecnologias educacionais inovadoras.
A equidade na educação é um dos propósitos alcançáveis, mas requer compromisso, recursos e uma abordagem holística que considere as necessidades individuais de cada aluno. À medida que avançamos, é essencial que continuemos a avaliar e adaptar nossas práticas educacionais para garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de sucesso. Para promover a equidade na educação, é preciso considerar o contexto de cada estudante e eliminar obstáculos que impeçam que todos tenham acesso à educação de qualidade.
Algumas formas de promover a equidade na educação são: sensibilizar, abordar o tema da desigualdade e empatia em treinamentos, palestras e cursos; investir em políticas públicas apoiar políticas que garantam a qualidade da educação, como a lei 10.639, o PNAE e o projeto de lei 388; revisar o currículo; incorporar questões de comportamentos na formação de professores e no currículo; construir com a comunidade, reconhecer os saberes presentes entre alunos, funcionários, responsáveis e parceiros da instituição de ensino; criar um ambiente acolhedor.