Ciência

Artemis: Nasa começa a testar um carro que vai rodar na Lua

O protótipo, anunciado pela Nasa no último dia 2, está em desenvolvimento no Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas (EUA)

Por Pablo Nogueira

Nos preparativos para a Missão Artemis, a Nasa começou a testar o protótipo do rover que vai rodar na Lua — e o veículo é bastante similar a um carro. O Lunar Terrain Vehicle (LTV), rover que transportará os astronautas na superfície da Lua, é um elemento crucial da Missão Artemis. Segundo a Nasa, o LTV não estará pronto quando a missão Artemis 3 chegar à Lua, em 2026.
O protótipo, anunciado pela Nasa no último dia 2, é o GTU (Ground Test Unit, ou Unidade de Testes em Terra). O veículo para ampliar a exploração científica na Lua está em desenvolvimento no Centro Espacial Johnson, em Houston. Esse carro vai trafegar pela Lua durante a Missão Artemis 5, em 2029, e será o primeiro rover lunar despressurizado desde a missão Apollo 17, de 1972.

Rover da missão Artemis parece um carro de golfe
A Nasa publicou fotos do veículo em ação, mostrando os astronautas Kate Rubins — a primeira pessoa a sequenciar DNA no espaço — e o piloto do rover da missão Apollo 17, Jack Schmitt, a bordo do veículo. Pelas fotos, é fácil que o LTV se parece com uma mistura de trator com carro de golfe, mas a Nasa não explicou o motivo da aparência do veículo da Artemis.

Os veteranos astronautas testando o protótipo do rover lunar (Foto: Nasa/Divulgação)

Por outro lado, a Nasa explicou como construiu esse protótipo do carro que vai rodar na Lua durante a Missão Artemis 5. No início deste ano, a Nasa firmou um contrato com três empresas privadas para criar o GTU, bem como o LTV.

As companhias Intuitive Machines, Lunar Outpost e Venturi Astrolab desenvolveram componentes do veículo de testes. Desse modo, a Nasa vai poder testar e compreender todas as operações do rover antes da missão Artemis. Além disso, o protótipo do carro que vai rodar na Lua é útil para a Nasa avaliar os equipamentos das três empresas.

O LTV terá recursos similares ao protótipo de testes, com capacidade para abrigar dois astronautas e pode ser controlado de maneira remota. Além disso, a versão final do rover terá modos de direção e autonomia supervisionada, priorizando a mobilidade. O rover, segundo a Nasa, também será uma fonte de inspiração para missões em Marte.

Fonte: Giz Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish