Ações pedagógicas para melhorar o aprendizado dos alunos
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Nenhum cenário negativo é transformado da noite para o dia, principalmente, quando se fala de educação
Nenhum cenário negativo é transformado da noite para o dia, principalmente, quando se fala de educação. A escola precisa coordenar uma série de ações, em outras palavras, é necessário estruturar um plano de ação para melhorar o desempenho dos alunos. Cada plano de ação pedagógico é único e exclusivo. A equipe pedagógica da escola é quem elabora esse documento, de acordo com a realidade local, depois de uma minuciosa análise. Por isso, não há um modelo pronto a seguir. A partir desses dados, é possível ter uma visão macro do cenário educacional e começar a mapear as fragilidades.
Com propostas voltadas para transformar a educação e conectá-la aos alunos do século 21. Tais como:
✓ Planejar e implementar práticas pedagógicas a partir dos interesses dos alunos e das necessidades do século 21, com o uso dos recursos e das tecnologias disponíveis na escola e na comunidade.
✓ Promover o uso pedagógico das tecnologias e da internet, utilizando-as a favor da realização de práticas mais inovadoras; usar a tecnologia de forma lúdica e criativa como ferramenta de estímulo ao engajamento, à aprendizagem e à colaboração entre os alunos.
✓ Criar e fortalecer mecanismos em que os alunos sejam coautores das ações pedagógicas, junto com seus professores.
As ações pedagógicas são definidas como um conjunto de ações intencionais definidas pela escola para promover a aprendizagem dos alunos. Para isso, é preciso compreender a importância de serviços de educação, que devem ser reconhecidas e valorizadas, assim como o trabalho do professor. Por isso, as ações são fundamentais para a promoção da educação desde o ensino básico para garantir que as crianças alcancem os resultados esperados de acordo com o nível escolar que se encontram. E ao longo do ano letivo, com a aplicação das ações bem definidas pela equipe pedagógica, é possível evidenciar se a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças estão seguindo o que foi planejado a nível de aprendizado.
Incentivar os professores a refletirem sobre sua prática pedagógica e a autoavaliar seu desempenho pode promover o desenvolvimento profissional contínuo. Ferramentas como diários de ensino e portfólios de práticas pedagógicas são úteis nesse processo. Para desenvolver um relacionamento saudável entre as crianças e suas famílias, as famílias desempenham um papel fundamental no processo educacional.
Uma parceria sólida entre escola e família pode potencializar os resultados de aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças, informar os pais sobre o progresso e as necessidades de seus filhos ajuda a criar um ambiente de apoio em casa; comunicar-se de forma colaborativa com a comunidade de escolar; envolver-se em um aprendizado profissional contínuo para apoiar a sua prática pedagógica e gerar um ambiente que promova curiosidade e inclusão educacional com qualidade.
As ações pedagógicas visam promover a interdisciplinaridade na educação e o ensino moderno, além de desenvolver a integração e a complementação dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas do conhecimento, mesmo que aparentemente distintas. Nessa integração das ações pedagógicas efetivas há uma tentativa de tirar os alunos de uma postura passiva na aquisição de conhecimento e dos experimentos em sala de aula.
Essas ações pedagógicas buscam trabalhar um dos pilares da investigação científica, a experimentação, que está prevista nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular brasileira (BNCC), como preconiza o ensino desde a educação infantil e é organizado por meio de experiências. Os campos de experiências envolvem práticas pedagógicas interdisciplinares e lúdicas, que consideram efetivamente as particularidades das crianças pequenas.
As escolas que se dedicam a essas ações estão melhor equipadas para preparar seus alunos para o futuro, promovendo, não apenas o sucesso acadêmico, mas, também, o desenvolvimento integral e o bem-estar. O desenvolvimento das ações pedagógicas é um processo que não tem prazo para terminar. Precisamos considerar e ter em mente que o aprimoramento de suas capacidades como professor é contínuo. Não existe uma lista que limita as ações pedagógicas que um professor pode seguir. Afinal, elas estão sempre se transformando para atenderem às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada. As ações pedagógicas visam servir e oferecer segurança e empoderar os alunos a serem os protagonistas na sala de aula, nos processos de aprendizagem social e emocional.