Exercícios intensos reduzem mais o apetite que atividades moderadas

Um estudo recente publicado no Journal of the Endocrine Society mostrou que exercícios de alta intensidade são mais eficazes para suprimir o apetite em adultos saudáveis do que atividades moderadas. A pesquisa, que analisou os níveis do hormônio grelina, conhecido como “hormônio da fome”, também revelou que mulheres podem ser mais sensíveis a essa resposta.
Participaram do estudo oito homens e seis mulheres, que realizaram exercícios de diferentes intensidades após jejum noturno. Os pesquisadores mediram os níveis de grelina antes e depois das atividades, além de coletarem relatos dos participantes sobre a sensação de fome.
Os resultados mostraram que exercícios intensos suprimiram mais os níveis de grelina acilada (AG), forma do hormônio associada ao apetite, especialmente entre as mulheres. Já os exercícios moderados não alteraram ou até aumentaram os níveis de grelina. Isso sugere que ultrapassar o limite de lactato — uma marca de esforço físico — pode ser necessário para reduzir o apetite.
A descoberta tem implicações práticas, principalmente para programas de perda de peso. “Exercício deve ser visto como um ‘medicamento’, com a ‘dose’ ajustada para os objetivos de cada indivíduo”, destacou a pesquisadora Kara Anderson.
Embora o estudo seja pequeno, ele destaca a necessidade de mais pesquisas sobre as diferenças entre homens e mulheres no impacto dos exercícios sobre a fome e outros processos biológicos.
Fonte: Terra