Tecnologia & Inovação

Invenção de Leonardo da Vinci inspira drones do futuro

Pesquisadores utilizaram um desenho criado pelo gênio renascentista no século XV para diminuir os ruídos dos drones

Por Alessandro Di Lorenzo

Leonardo da Vinci é considerado até hoje como uma das mentes mais brilhantes da história. Famoso por obras de arte como Mona Lisa e a Última Ceia, ele também deixou grandes legados em diversas outras áreas.
Seus estudos detalhados do corpo humano, incluindo o Homem Vitruviano, foram fundamentais para a compreensão da anatomia e tiveram impacto na medicina. Além disso, projetou máquinas inovadoras, inclusive um esboço de helicóptero que agora pode ajudar a reduzir o barulho dos drones.
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, utilizaram um desenho criado pelo gênio renascentista no século XV. A obra, conhecida como “parafuso aéreo”, consistia em uma hélice em forma de parafuso, feita de juncos, linho e arame, que deveria ser girada por quatro homens em uma plataforma central.

Da Vinci acreditava que a rotação criaria uma força de sustentação, permitindo que a máquina voasse. Séculos depois, os cientistas usaram o trabalho como inspiração para criar drones mais silenciosos. A expectativa é que os veículos possam ser usados em entregas urbanas, fotografia aérea e até missões de resgate, sem gerar tanto incômodo para quem vive nessas rotas. Os resultados foram publicados no Bulletin of the American Physical Society.

Reprodução do projeto “parafuso aéreo”, de Leonardo da Vinci (Foto: Adobe Stock)

No novo trabalho, a equipe recriou em 3D o projeto de Leonardo da Vinci com base nos desenhos originais. A partir disso, os pesquisadores simularam o comportamento do ar em torno do rotor enquanto o drone pairava no lugar. Os testes mostraram que a hélice em formato de espiral do inventor renascentista produz menos ruído do que as hélices tradicionais. Isso porque o design espiralado espalha os redemoinhos de ar que surgem nas pontas das hélices, diminuindo o zumbido.

Agora, os cientistas querem experimentar a tecnologia em drones maiores e em velocidades mais altas. Apesar de não serem tão eficientes aerodinamicamente quanto as hélices tradicionais, os novos modelos podem ser utilizados em situações em que o silêncio é mais importante do que a velocidade.

Fonte: Olhar Digital

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish