Jadarita, a “kriptonita” da vida real

Em 2004, geólogos encontraram no Vale do Jadar, na Sérvia, um mineral com quase a mesma fórmula da kriptonita
Por Gabriel Andrade
Em 1943, o mundo conheceu a kriptonita, o mineral verde e radioativo que enfraquece o Superman. Seis décadas depois, em 2006, o filme “Superman Returns” descreveu a kriptonita como uma mistura de hidróxido de sódio-lítio-boro-silicato com flúor. Porém, na vida real, pesquisadores descobriram, na Sérvia, um mineral que tem a quase a mesma fórmula da kriptonita, a jadarita. Mas, ao contrário da versão dos quadrinhos, essa “kriptonita real” não ameaça super-heróis, e sim oferece oportunidades (e riscos) para o futuro da energia limpa.
Em 2004, geólogos encontraram no Vale do Jadar, na Sérvia, um mineral branco e terroso. Após análises do Museu de História Natural de Londres e do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá, sua composição única foi confirmada: um silicato contendo lítio e boro, elementos essenciais para tecnologias modernas.
Ao contrário de muitos minerais raros, a jadarita existe em depósitos massivos, com milhões de toneladas. De acordo com a Agência Nacional de Ciências da Austrália, o lítio é crucial para baterias de carros elétricos. Quanto ao boro, a indústria usa em ligas metálicas e vidros especiais.

Em 2021, o Serviço Geológico dos EUA estimou que uma mina no Vale do Jadar poderia suprir 1,5% da demanda global de lítio, sendo um recurso estratégico na transição energética. Em um estudo publicado no mês passado na Nature Geoscience, cientistas descobriram o conjunto exato de etapas geológicas que resultam na produção da pedra rara. De acordo com a pesquisa, para se formar, a jadarita deve seguir um conjunto exato de etapas geológicas em condições altamente específicas. Isso envolve uma interação entre lagos ricos em alcalinidade, vidro vulcânico rico em lítio. Além disso, é necessária a transformação de minerais de argila em estruturas cristalinas excepcionalmente raras.
O cientista e coautor do artigo, Francesco Putzolu, do Museu de História Natural, em Londres, explicou que o mineral ainda não foi encontrado em nenhum outro lugar além da Sérvia. “Assim como acontece ao assar um bolo, tudo precisa ser medido e exato para que este mineral raro se forme. Por exemplo, se os ingredientes minerais não forem os corretos, se as condições forem muito ácidas ou muito frias, a jadarita não se formará”, comentou.
Fonte: Giz Brasil